Ermínia Maricato, Julia Ruiz e Laura Sobral discutem gestão e ocupação do espaço livre na cidade

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco mais um vídeo do Baú da Escola, desta vez, uma palestra que discute diferentes experiências de ocupação de espaços físicos da urbe disponíveis para o usufruto do tempo livre. A discussão da Gestão e ocupação do espaço livre na cidade conta com Ermínia Maricato, Julia Ruiz e Laura Sobral e mediação de José Guilherme.

De espaços formalizados como praças e parques a espaços informais como ruas e becos, os espaços livres das cidades são desenhados cotidianamente no movimento das disputas de ocupação, na diversidade de coexistências e nos conflitos relacionais. A mesa pretende debater experiências, evidenciando diálogos, contradições e tensões na ocupação e gestão do espaço público livre na cidade, como por exemplo, nos contextos atuais do Largo da Batata e do bairro da Luz. Como a participação pública altera o espaço? Quais disputas presentes nos espaços livres da cidade? Quais os desafios para gestão do espaço livre na cidade?

Ermínia Maricato formulou a proposta do Ministério das Cidades, no qual foi ministra adjunta (2003-2005).

Julia Ruiz Di Giovanni é doutora em Antropologia Social e Pós-Doutoranda em Antropologia pela USP.

Laura Sobral é produtora de projetos culturais, arquiteta, urbanista e pesquisadora.

José Guilherme Pereira Leite é sociólogo com ênfase na Sociologia da Cultura, é professor universitário, crítico, ensaísta e escritor. Atua também nos campos da política, da gestão, da produção cultural e da curadoria.  Professor da Escola da Cidade.

Via Escola da Cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Ermínia Maricato, Julia Ruiz e Laura Sobral discutem gestão e ocupação do espaço livre na cidade" 29 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802479/erminia-maricato-julia-ruiz-e-laura-sobral-discutem-gestao-e-ocupacao-do-espaco-livre-na-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.