UNStudio + MDT-tex constroem pavilhão biomimético no Amsterdam Light Festival

O escritório UNStudio e a fabricante de tecidos MDT-tex construíram o Pavilhão Eye_Beacon para o Amsterdam Light Festival. Servindo como bilheteira e cabine de informação para os visitantes, o projeto do pavilhão inspira-se no tema de 2017 do festival de biomimética, especificamente os organismos bioluminescentes das profundezas do oceano.

UNStudio + MDT-tex constroem pavilhão biomimético no Amsterdam Light Festival - Mais Imagens+ 13

© Janus van den Eijnden

"Similar às criaturas do mar profundo que usam a bioluminescência para sinalizar, atrair e informar, o Eye_Beacon usa sequências de luz coreografadas para alertar os visitantes a sua dupla função como uma escultura e um ponto de informação para o festival", disse Ben Berkel.

"Além do pavilhão pairar parcialmente sobre o rio Amstel, a torção que conecta as duas metades da estrutura enfatiza o ponto de cruzamento entre as rotas terrestres e aquáticas do festival".

© Janus van den Eijnden
© Janus van den Eijnden

Localizada ao longo da margem ocidental do Rio Amstel próximo à Ponte Blauwbrug, a estrutura funciona como o ponto de conexão entre a rota do canal Watercolor do festival e as instalações terrestres intituladas Illuminade.

© Janus van den Eijnden

O projeto consiste em dois cubos conectados por superfícies de torção, parametricamente modeladas para otimizar a eficiência de fabricação e instalação. O resultado é um sistema de 250 painéis de dimensões únicas construídos a partir de módulos têxteis de tração desenvolvidos em parceria com o MDT-tex.

Os painéis são sobrepostos para revelar um pouco do interior e para exibir projeções LED, fazendo com que o pavilhão mude constantemente de cor e intensidade luminosa.

© Janus van den Eijnden
Cortesia de UNStudio

"A colaboração entre o UNStudio e a MDT-tex, combinada com a experiência que a MDT-tex construiu ao longo dos anos, levou ao desenvolvimento de novas formas que exigiam o desenvolvimento de uma engenharia têxtil avançada e inovadora. A evolução da pesquisa de formulários e tradução técnica para materiais contemporâneos orientados para o futuro sustentável marca o ponto fundamental desta excelente parceria ", disse Markus Müller-Feist, Diretor-Gerente / Proprietário MDT-tex.

© Janus van den Eijnden

Inspirado pelo conceito de dupla função de Ben van Berkel, o sistema MDT-tex também foi projetado para uso em projetos futuros, incluindo funções como sistemas de iluminação e colheita de água.

Veja outras instalações do Amsterdam Light Festival, aqui.

© Janus van den Eijnden

Créditos:

Instalação de iluminação: Zumtobel
Consultoria: Florian Licht, Licht & Soehne

Via UNStudio.

© Janus van den Eijnden

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "UNStudio + MDT-tex constroem pavilhão biomimético no Amsterdam Light Festival" [UNStudio + MDT-tex Erect Biomimetic Pavilion at the Amsterdam Light Festival] 20 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801784/unstudio-plus-mdt-tex-constroem-pavilhao-biomimetico-no-amsterdam-light-festival> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.