Casa MM / OHLAB

Casa MM / OHLAB - Mais Imagens+ 14

Palma, Espanha
  • Arquitetos: OHLAB; OHLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Carpintería Palmer, Escenium HAUS, Huguet, Paffoni, Teka
  • Levantamento Quantitativo: Jorge Ramón
  • Estrutura: Jesús Alonso
  • Consultoria Em Eficiência Energética: Anne Vogt
  • Gerenciamento De Projeto: Paloma Hernaiz, Jaime Oliver (arquitetos), Jorge Ramón (levantamento quantitativo)
  • área Do Terreno: 1620 m²
  • área Utilizável: 130 m²
  • Arquiteto Responsável: OHLAB
  • Equipe: Paloma Hernaiz, Jaime Oliver, Rebeca Lavín, Walter Brandt, Sergio Rivero de Cáceres
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa visa a máxima eficiência energética, adaptando seu programa, sua orientação solar, suas vistas e a inclinação do terreno.

© José Hevia

O projeto otimiza o programa agrupando-o em quatro caixas - cozinha, sala de estar e jantar, quarto principal e quartos de hóspedes - que podem ser usadas em conjunto ou de forma independente. Cada caixa é colocada cuidadosamente no chão e rotacionada em seu eixo com precisão para encontrar as melhores vistas e orientação para seu uso. Os quartos foram orientados a leste, para o jardim e para o Castelo Bellver; a sala de estar e jantar a sudeste, para o mar e o jardim; a cozinha a sul e para a horta; e no sótão sobre a sala de estar, o terraço se direciona para a vista do mar e sua grande janela sobre a sala fica virada para o sul, permitindo que o sol de inverno aqueça o espaço principal da casa, enquanto os beirais do telhado protegem do sol do verão.

Plantas

Cada caixa tem grandes aberturas para as melhores orientações e vistas, e aberturas menores na fachada oposta, permitindo a ventilação cruzada e aproveitando as brisas leste-oeste do local. As aberturas a sul são recuadas para deixar o sol entrar no inverno e obstruí-lo no verão, enquanto as aberturas do leste e do oeste tem venezianas exteriores.

© José Hevia

A casa foi projetada de acordo com os padrões PASSIVHAUS para alcançar a máxima eficiência energética.

Um rigoroso estudo infográfico e térmico foi feito para garantir a entrada de calor ideal, maximizando-a no inverno e minimizando-a no verão.

© José Hevia

A fachada tem um sistema de isolamento exterior que aumenta sua espessura até 15cm e estritamente vedando todas as juntas para evitar completamente qualquer ponte térmica. As infiltrações pela fachada foram reduzidas ao mínimo e o hermetismo foi maximizado para superar os testes de pressurização em todos os espaços. O trocador de calor garante que a renovação do ar não desperdice energia e é otimizado para usar o calor gerado com o vapor dos chuveiros e na cozinha para transformá-lo em aquecimento.

© José Hevia

Graças a estas estratégias projetuais, o arrefecimento não é necessário,o que é um problema típico nos dias quentes do verão de Maiorca, e a demanda de aquecimento é apenas 11kWh/m2a (uma casa típica com estas características em Maiorca teria uma demanda de aquecimento de 85 a 100 kWh/m2a) que é resolvido com um pequeno circuito perimetral de aquecimento em baixo do piso. A energia para aquecer a água é obtida quase inteiramente a partir da instalação solar térmica.

Esquema

Os telhados inclinados tem um sistema de coleta de água da chuva, três deles recolhem água para irrigação e uso geral, enquanto o quarto telhado é o "limpo" e coleta água para consumo. Para isso, são dispostos dois tanques separados, um de 40m³ e outro de 8m³, aproveitando os espaços vazios criados entre a casa e a inclinação do terreno. Com estas medidas a casa é completamente autônoma em termos de água. O jardim inclui uma horta, vegetação nativa de baixa manutenção e árvores caducas no lado sul da casa para proteger do sol de verão.

© José Hevia

O projeto foi feito com um baixo orçamento para construção e um custo muito baixo de energia para manutenção. É uma casa que promove valores ambientais e de sustentabilidade, proporcionando economia e conforto sem incorrer em esforço financeiro adicional.

© José Hevia

A casa foi terminada em setembro passado e o monitoramento de seu desempenho tem sido fundamental para confirmar os resultados do projeto, além da felicidade e satisfação dos clientes. A partir de abril, os clientes não ligaram o aquecimento, informando uma temperatura interior (medida diariamente, dia e noite) para o inverno entre 21ºC e 24ºC, com temperaturas exteriores entre 5ºC e 15ºC.

No primeiro inverno vivendo na casa foi registrado ZERO consumo para aquecimento (100% passiva) e ZERO consumo de água (100% água de chuva).

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa MM / OHLAB" [MM House / OHLAB] 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801783/casa-mm-ohlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.