O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. OHLAB
  6. 2015
  7. Casa MM / OHLAB

Casa MM / OHLAB

  • 21:00 - 21 Dezembro, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa MM / OHLAB
Casa MM / OHLAB, © José Hevia
© José Hevia

© José Hevia © José Hevia © José Hevia © José Hevia + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Palma, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    OHLAB
  • Equipe

    Paloma Hernaiz, Jaime Oliver, Rebeca Lavín, Walter Brandt, Sergio Rivero de Cáceres
  • Área

    196 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Levantamento Quantitativo

    Jorge Ramón
  • Estrutura

    Jesús Alonso
  • Consultoria em Eficiência Energética

    Anne Vogt
  • Gerenciamento de Projeto

    Paloma Hernaiz, Jaime Oliver (arquitetos), Jorge Ramón (levantamento quantitativo)
  • Área do Terreno

    1620 m²
  • Área Utilizável

    130 m²
  • Mais informações Menos informações
© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa visa a máxima eficiência energética, adaptando seu programa, sua orientação solar, suas vistas e a inclinação do terreno.

© José Hevia
© José Hevia

O projeto otimiza o programa agrupando-o em quatro caixas - cozinha, sala de estar e jantar, quarto principal e quartos de hóspedes - que podem ser usadas em conjunto ou de forma independente. Cada caixa é colocada cuidadosamente no chão e rotacionada em seu eixo com precisão para encontrar as melhores vistas e orientação para seu uso. Os quartos foram orientados a leste, para o jardim e para o Castelo Bellver; a sala de estar e jantar a sudeste, para o mar e o jardim; a cozinha a sul e para a horta; e no sótão sobre a sala de estar, o terraço se direciona para a vista do mar e sua grande janela sobre a sala fica virada para o sul, permitindo que o sol de inverno aqueça o espaço principal da casa, enquanto os beirais do telhado protegem do sol do verão.

Plantas
Plantas

Cada caixa tem grandes aberturas para as melhores orientações e vistas, e aberturas menores na fachada oposta, permitindo a ventilação cruzada e aproveitando as brisas leste-oeste do local. As aberturas a sul são recuadas para deixar o sol entrar no inverno e obstruí-lo no verão, enquanto as aberturas do leste e do oeste tem venezianas exteriores.

© José Hevia
© José Hevia

A casa foi projetada de acordo com os padrões PASSIVHAUS para alcançar a máxima eficiência energética.

Um rigoroso estudo infográfico e térmico foi feito para garantir a entrada de calor ideal, maximizando-a no inverno e minimizando-a no verão.

© José Hevia
© José Hevia

A fachada tem um sistema de isolamento exterior que aumenta sua espessura até 15cm e estritamente vedando todas as juntas para evitar completamente qualquer ponte térmica. As infiltrações pela fachada foram reduzidas ao mínimo e o hermetismo foi maximizado para superar os testes de pressurização em todos os espaços. O trocador de calor garante que a renovação do ar não desperdice energia e é otimizado para usar o calor gerado com o vapor dos chuveiros e na cozinha para transformá-lo em aquecimento.

© José Hevia
© José Hevia

Graças a estas estratégias projetuais, o arrefecimento não é necessário,o que é um problema típico nos dias quentes do verão de Maiorca, e a demanda de aquecimento é apenas 11kWh/m2a (uma casa típica com estas características em Maiorca teria uma demanda de aquecimento de 85 a 100 kWh/m2a) que é resolvido com um pequeno circuito perimetral de aquecimento em baixo do piso. A energia para aquecer a água é obtida quase inteiramente a partir da instalação solar térmica.

Esquema
Esquema

Os telhados inclinados tem um sistema de coleta de água da chuva, três deles recolhem água para irrigação e uso geral, enquanto o quarto telhado é o "limpo" e coleta água para consumo. Para isso, são dispostos dois tanques separados, um de 40m³ e outro de 8m³, aproveitando os espaços vazios criados entre a casa e a inclinação do terreno. Com estas medidas a casa é completamente autônoma em termos de água. O jardim inclui uma horta, vegetação nativa de baixa manutenção e árvores caducas no lado sul da casa para proteger do sol de verão.

© José Hevia
© José Hevia

O projeto foi feito com um baixo orçamento para construção e um custo muito baixo de energia para manutenção. É uma casa que promove valores ambientais e de sustentabilidade, proporcionando economia e conforto sem incorrer em esforço financeiro adicional.

© José Hevia
© José Hevia

A casa foi terminada em setembro passado e o monitoramento de seu desempenho tem sido fundamental para confirmar os resultados do projeto, além da felicidade e satisfação dos clientes. A partir de abril, os clientes não ligaram o aquecimento, informando uma temperatura interior (medida diariamente, dia e noite) para o inverno entre 21ºC e 24ºC, com temperaturas exteriores entre 5ºC e 15ºC.

No primeiro inverno vivendo na casa foi registrado ZERO consumo para aquecimento (100% passiva) e ZERO consumo de água (100% água de chuva).

© José Hevia
© José Hevia

Ver a galeria completa

Cita: "Casa MM / OHLAB" [MM House / OHLAB] 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801783/casa-mm-ohlab> ISSN 0719-8906