Iniciada a construção do Museu Bauhaus Dessau

Entre mais de 800 propostas, o escritório espanhol González Hinz Zabala foi selecionado em setembro de 2015 como vencedor do concurso de projeto para o novo Museu Bauhaus Dessau. A proposta, definida como uma "caixa preta", consiste em uma barra alongada paralela à rua e "pode ser vista como um legado iconográfico: menos é mais", segundo os arquitetos autores da proposta.

A instituição já realizou a cerimônia da "primeira pedra" e espera que o museu abra suas portas em 2019, ano que coincide com o centenário de fuandação da Bauhaus. O novo equipamento cultural abrigará a grande coleção da Fundação Bauhaus Dessau, que conta com mais de 40 mil objetos expostos.

Cortesia de Bauhaus Dessau

Em um comunicado oficial de imprensa, Franl Assmann, líder do Departamento de Construção da SBD, explicou: "Foi um planejamento iterativo muito denso que produziu resultados muito convincentes. Otimizamos o volume do edifício, incluindo o planejamento de áreas disponíveis, desenvolvemos uma convincente solução de ar condicionado em interação com a fachada envidraçada e relacionamos os materiais internos com o programa e função do museu."

Claudia Perren, diretora da Fundação Bauhaus Dessau, comentou sobre o projeto: "Neste esforço de planejamento, o museu tem agora um caráter de ateliê. Isso não coincide apenas com a ideia da Bauhaus, mas também reflete a identidade profissional desta jovem geração de arquitetos.

A cerimônia da "primeira pedra" aconteceu no dia 4 de dezembro e contou com a presença de Reiner Haseloff (Ministro-Presidente do Estado Federado de Sachsen-Anhalt), Sigrid Bias-Engels (Comissário do Governo Federal para Cultura e Meios de Comunicação) e Peter Kuras (Prefeito de Dessau-Roßlau).

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Iniciada a construção do Museu Bauhaus Dessau" 17 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801570/iniciada-a-construcao-do-museu-bauhaus-dessau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.