Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos

Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 2 de 27Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 3 de 27Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 4 de 27Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 5 de 27Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Mais Imagens+ 22

São Sebastião, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Inova, Ipê Telhas, Maxi Lajes
Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 4 de 27
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um condomínio residencial na Barra do Una, o projeto para o Pavilhão teve a exequibilidade como premissa, considerando a escolha dos materiais e visando principalmente os detalhes construtivos, capazes de organizar o sistema de sua montagem.

Portanto, a estrutura é composta por elementos padronizados e modulares: a fundação executada em concreto, seguidas por pilares e vigas em madeira Cumaru, locados estrategicamente em eixos centrais a fim de conferir maior liberdade às portas pivotantes que compõe a fachada. Estes fechamentos são constituídos por ripas de madeira intercaladas que acabam por atuar como brises verticais, exercendo dupla função de proteger a construção e revelar a Mata Atlântica onde está inserida. O piso está suspenso a 50 cm do solo a fim de evitar eventuais alagamentos por conta de sua proximidade a um córrego existente no local.

Todas as conexões foram confeccionadas em peças metálicas afim de facilitar a montagem e garantir melhor desempenho estrutural para os encontros de peças. Desta maneira os encaixes de madeira se tornam consequentemente mais simples e rápidos em sua execução.

Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 3 de 27
© Leonardo Finotti
Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 12 de 27
Maquete
Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 2 de 27
© Leonardo Finotti

A cobertura, em telhas metálicas, possui um desligamento continuo, em todo perímetro, favorecendo a circulação do ar por convecção, além de equilibrar a luz filtrada pelos painéis de fechamento.

O conjunto de mobiliário também foi idealizado de acordo com as premissas iniciais do projeto: feitos da mesma espécie de madeira, eles seguem o rigor e a simplicidade da lógica construtiva pensada para a obra. Reafirmando nossa premissa de atentar para uma coerência tectônica não importando a escala do objeto.

Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 6 de 27
© Leonardo Finotti
Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 15 de 27
Corte
Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos - Imagem 8 de 27
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Sebastião, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Una / Apiacás Arquitetos" [Una Pavillion / Apiacás Arquitetos] 12 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801556/pavilhao-una-apiacas-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.