Moradia na Costa / João Tiago Aguiar Arquitectos

Moradia na Costa / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos; João Tiago Aguiar Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, MADEICENTRO, PADIMAT, VIDREIRA DE BELAS
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa intervencionada consiste numa moradia localizada na cidade balnear da Costa da Caparica. Trata-se de uma intervenção cirúrgica e pontual numa casa dos anos 70 que se apresentava bastante degradada. No entanto a recuperação afigurava-se urgente mas a contenção financeira exigia que a intervenção arquitetônica de fundo se circunscrevesse ao primeiro piso, à cobertura da garagem e ao sótão, sendo a restante casa recuperada de forma mais simples e utilitária.

Antes. Imagem © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Abriu-se a cozinha para a sala, aumentando-se assim o espaço de estar tanto fisicamente como sensorialmente ao permitir a entrada de luz natural pela janela da cozinha. Aligeirou-se a presença dos elementos da cozinha ao desenhar-se um bloco de armários tal como um volume preto encostado ao topo da nova sala e separado da zona de comer por uma ilha em pedra mármore branco Estremoz que enaltece e qualifica o novo ambiente.

© Fernando Guerra | FG+SG
Planta - 1º Pavimento
© Fernando Guerra | FG+SG

Todo o pavimento interior foi substituído por soalho de madeira conferindo um ambiente quente e acolhedor. Foram colocadas caixas de luz nas zonas de pé-direito reduzido, tais como cozinha, is’s e circulações, de forma a emitir uma iluminação ambiente bastante confortável.

© Fernando Guerra | FG+SG
Corte
© Fernando Guerra | FG+SG

Nas instalações sanitárias aplicou-se abundantemente o cimento em chão paredes e tecto, criando assim um ambiente limpo e homogêneo com uma identidade muito própria. De forma a estabelecer alguns princípios de continuidade prolongou-se o uso do cimento para zonas exteriores ou mais informais respectivamente cobertura da garagem (utilizada como terraço) e o sótão.

© Fernando Guerra | FG+SG

O estado da cobertura da garagem era alarmante, com um alpendre informal em fibrocimento totalmente insalubre. Foi idealizada uma nova cobertura para este espaço que funcionasse como um prolongamento do espaço da varanda existente na moradia e fizesse a ponte entre terraço e casa. No entanto para não comprometer a luminosidade do espaço exterior, abriram-se dois óculos na cobertura desenhada num só gesto simples e funcional. Agarrou-se esta cobertura ao volume dos elementos que compõem o barbecue, tais como a bancada de trabalho, armários, zona da grelha e chaminé, juntando todos estes elementos numa só peça que definisse o espaço exterior. Procurou-se instalar alguma clareza e serenidade num ambiente que confronta com logradouros muitas vezes desorganizados e caóticos.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia na Costa / João Tiago Aguiar Arquitectos" [Costa House / João Tiago Aguiar Arquitectos] 19 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801554/moradia-na-costa-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.