O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana

Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana

Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana
Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana, © ONU-Habitat
© ONU-Habitat

Reconhecimento busca difundir experiências de sucesso e inspirar outras organizações da América Latina e o Caribe a abraçarem as orientações deste pacto global. Adotada em outubro de 2016, a Nova Agenda Urbana define os passos para garantir a urbanização sustentável nos próximos 20 anos.

Repensar como planejamos, administramos e vivemos nas cidades é o princípio da Nova Agenda Urbana, adotada em outubro por líderes mundiais em Quito, Equador. Com o intuito de encontrar experiências que promovam as diretivas deste novo pacto global, o Programa das Nações Unidas para os Assentamos Humanos (ONU-Habitat) lançou em novembro uma chamada pública intitulada Práticas Inspiradoras da Nova Agenda Urbana, convidando municípios, organizações, entidades e cidadãos da América Latina e o Caribe a destacarem suas intervenções urbanas de sucesso.

A Nova Agenda Urbana busca provocar uma guinada no atual modelo de urbanização. Com mais de 50% da população mundial vivendo em centros urbanos, o crescimento vertiginoso e descontrolado das cidades não é só perigoso como também insustentável. Neste contexto, a Chamada Pública se propõe a reconhecer práticas institucionais de sucesso que ecoem as orientações definidas no pacto global.

Contando com o apoio do Ministério de Fomento da Espanha, Federação Latino-americana de Cidades, Municipios y Associações (Flacma), a rede Mercociudades, o Foro Iberoamericano y del Caribe sobre Buenas Prácticas.e outras organizações parceiras, este reconhecimento confere às práticas finalistas um certificado em competência, participação social e criatividade urbana. A seleção como um todo, no entanto, possibilita mapear projetos inovadores na região da América Latina e o Caribe e seu progresso positivo na adoção da agenda. Além da visibilidade, compreender a dimensão desse avanço facilita a disseminação de novas técnicas, conhecimento e metodologias em desenvolvimento urbano sustentável.

Reconhecimento internacional

Organizações, entidades, governos e cidadãos, com apoio de organizações,  envolvidos nesta problemática podem inscrever-se até 16 de dezembro de 2016 por meio do questionário. Quatro projetos serão selecionados por um Comitê Técnico e transformados em estudos de caso para ampla difusão através dos canais de comunicação de ONU-Habitat e instituições parceiras. A ideia é promover essas práticas como referências mundiais e demonstrar que a execução da Nova Agenda Urbana é viável e positiva.

Representantes das quatro iniciativas vencedoras participarão de um evento internacional onde terão a oportunidade de difundir a metodologia, benefícios e lições aprendidas. O encontro proporcionará ainda uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e de estudo para municípios, organizações, entidades e cidadãos sobre possibilidades de reprodução dessas intervenções, adaptadas ao seu contexto atual.   

Outros detalhes desta Chamada Pública e a Nova Agenda Urbana se encontram em:

http://es.unhabitat.org/convocatoria-publica-busca-identificar-proyectos-que-se-inspiran-en-la-nueva-agenda-urbana/

Cita: ONU-Habitat. "Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana" 13 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801386/chamada-publica-reconhecera-projetos-que-se-inspiram-na-nova-agenda-urbana> ISSN 0719-8906