Casa 28 / Equipe Lamas

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 2 de 34Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 3 de 34Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 4 de 34Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 5 de 34Casa 28 / Equipe Lamas - Mais Imagens+ 29

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Equipe Lamas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arquivo Contemporâneo, Arte ofício, Galeria Renome, Ibramar, Imax, Light Design+Exporlux, Lumini, Ornatos, Talentus marcenaria, Vitral, galeria Clima
  • Arquiteto Responsávelvel: Samuel Lamas
  • Equipe: Samuel Lamas, Ruy Lamas, Anderson Magallães
  • Engenharia E Incorporação: Ruy Lamas
  • Engenharia: Eng. Ruy Lamas, Eng. Júlio Novita, Eng. Vladimir Barbán
  • Colaboração Projeto De Mobiliário: João Carlos Ramos Magalhães
  • Paisagismo: João Fausto Maule
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 3 de 34
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura da Casa 28 se mostra como uma extensão da paisagem árida e exuberante do Cerrado. Uma família que buscava tranquilidade e conexão com a natureza comissionou esse refúgio urbano localizado à 10 minutos do Congresso Nacional de Brasília.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 8 de 34
© Haruo Mikami

A área de 7000 m2 possibilitou espalhar 750m2 de construção pelo terreno. Sua volumetria é permeada por jardins e generosas esquadrias de madeira garantem a iluminação natural e conectam a vivência à paisagem.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 4 de 34
© Haruo Mikami

Uma variedade de perspectivas se revelam ao caminhar pela casa. Os ambientes tem alturas diferentes que confirmam uma hierarquia espacial. Extensas paredes, revestidas com argamassa polimérica, definem espaços fluidos e aberturas posicionadas em todas as direções integram as áreas de convivência. Janelões, em sua maioria posicionados leste Oeste e as paredes Norte Sul. Essa orientação permite um efeito dramático da luz natural durante o amanhecer e pôr-do-sol e abre vistas pelas casa.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 5 de 34
© Haruo Mikami

Os quartos independentes e voltados para o nascente, garantem privacidade aos membros da família. Todas as 3 suítes contam com uma varanda e um pergolado metálico para trepadeiras. As amplas esquadrias, quando abertas, servem também de bancos para os dois espaços.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 11 de 34
© Haruo Mikami

As cores da paisagem encontram continuidade nos materiais: o piso de ladrilho hidráulico e paredes revestidas de fulget tem a cor da terra avermelhada do cerrado. As esquadrias e o forro de ipê, confirmam a sensação de pertencimento ao local. A estrutura metálica da cobertura e os pergolados em ferro corten também se mimetizam na vegetação.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 12 de 34
© Haruo Mikami

Três Tapetes de ladrilhos hidráulicos com desenhos geométricos e coloridos foram colocados onde uso do tradicional tapete de tecido não seria prático: entrada, cozinha e sala de jantar.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 24 de 34
Planta Baixa

Próximo à varanda, sob uma antiga árvore Jatobá, se encontra a piscina retangular revestida com mármore branco Espírito Santo. É uma piscina de conversação, com um banco em toda sua extensão e ladeada pelo deck de madeira.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 13 de 34
© Haruo Mikami

A casa 28 tem estrutura mista: pilares de concreto e cobertura em estrutura metálica. A água pluvial coletada pela cobertura é direcionada para um reservatório subterrâneo que serve à irrigação do jardim durante a seca. Painéis solares aquecem a água da residência e a piscina por todo o ano. As janelas basculantes em todos os cômodos permitem constante ventilação cruzada e dispensam o uso de ar condicionado.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 17 de 34
© Haruo Mikami

Para seu interior, um espírito Lúdico, confortável e descontraído com peças desenhadas pelo arquiteto Samuel Lamas e mestres do design nacional e internacional: Sergio Rodrigues, Tenreiro, Geraldo de Barros, Zalszupin, Jean Gillon, Lúcio Costa, Lina Bo Bardi, Irmãos Campana, Vico Magistretti, Achile Castiglioni, Antonio Bonet, Charles Eames e Pollock estão entre os designers selecionados.

Casa 28 / Equipe Lamas - Imagem 15 de 34
© Haruo Mikami

O paisagismo foi pensado como uma extensão da mata com árvores nativas e massas de arbustos que florescem por todo ano para atrair pássaros. No jardim central, uma Eritrina Mulungu, conhecida como árvore coral, trará frequentemente para o hall de entrada, a visão de um tapete de flores vermelhas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 28 / Equipe Lamas" [House 28 / Equipe Lamas] 16 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801382/casa-28-equipe-lamas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.