O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Mapa mostra os lugares mais fotografados de cidades de todo o mundo

Mapa mostra os lugares mais fotografados de cidades de todo o mundo

Mapa mostra os lugares mais fotografados de cidades de todo o mundo

O Geotaggers’ World Atlas é um projeto que representa através de mapas os lugares mais fotografados de cidades de todo o mundo.

Criado pelo programador e membro do Mapbox, Eric Fischer, este atlas usa a localização das fotografias feitas durante os últimos dez anos sobre a base da API do Flickr -- interface de programação de aplicativos -- e a cartografia de dados abertos do OpenStreetMap.

Em uma primeira edição, publicada em 2012, cerca de 135 cidades estavam representadas em uma fotografia, ou "mapa estático individual", segundo Eric, que mostrava quais eram os lugares mais fotografados, os períodos em que foram fotografados e, inclusive, se eram mais visitados por residentes ou turistas (veja aqui).

Agora, na mais recente edição, Eric ampliou a cobertura a "todas as cidades do mundo", representando as rotas mais frequentadas pelas pessoas entre os locais mais atrativos, isto é, os mais fotografados e cujos visitantes se esforçam para disponibilizar as fotografias online. Esta atualização corresponde ao mapa superior, onde é possível procurar por cidades de todo o mundo através do ícone da lupa. 

Em cada cidade podemos ver linhas de várias cores que representam diferentes medições. Por exemplo, em preto vemos a velocidade com que se movem as pessoas. Em vermelho, os fotógrafos que percorrem os lugares mais interessantes para fazer fotografias, e que se deslocam com velocidade entre 11 e 30 quilômetros por hora, levando em consideração a localização entre as imagens. Por último, as demais cores indicam diferentes meios de transporte, como bicicletas, transporte público e automóveis.

Sobre o atlas, Eric disse que "o projeto está repleto de surpresas, fazendo-me conhecer ruas, bairros e cidades inteiras das quais nunca havia ouvido falar", em relação ao movimento de suas pessoas, pude saber quais são os lugares que mais atraem visitantes e por quais regiões as pessoas se deslocam mais e de que modo. 

Referências: Mapbox, Citylab e FastCompany.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Mapa mostra os lugares mais fotografados de cidades de todo o mundo" 22 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801335/mapa-mostra-os-lugares-mais-fotografados-de-cidades-de-todo-o-mundo> ISSN 0719-8906