Residência ACT / CF Arquitetura

Residência ACT  / CF Arquitetura - Janela, FachadaResidência ACT  / CF Arquitetura - Mesa, Prateleira, BancadaResidência ACT  / CF Arquitetura - Imagem 4 de 24Residência ACT  / CF Arquitetura - Fachada, Cadeira, Terraço, AidoResidência ACT  / CF Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Centro, Brasil
  • Arquitetos: CF Arquitetura; CF Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renan Klippel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art & Luz Iluminação, Bricolagem Brasil, Casa Nova Interiores, Construtora Reparco, João Carlos Pinturas, Marmoraria Athenas, Oriente Móveis, Portobello, Prisma Revestimentos, Projeto Natural, Yabe Esquadrias, kitchens
Residência ACT  / CF Arquitetura - Fachada
© Renan Klippel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto diferenciado de aproximadamente 450 m2, assim foi a proposta dos arquitetos Carolina Sakuno e Fausto Cintra para essa residência, pertencente a uma jovem família. A volumetria de linhas retas e puras agradou o gosto dos clientes que desejavam uma residência contemporânea.

Residência ACT  / CF Arquitetura - Fachada
© Renan Klippel
Planta
Residência ACT  / CF Arquitetura - Imagem 4 de 24
© Renan Klippel

O volume da casa possui dois pavimentos e prioriza soluções arquitetônicas como grandes vãos e balanços que trazem leveza ao projeto. Perpendicular à volumetria da casa, encontra-se a garagem com capacidade para até três veículos. A casa foi locada no ponto mais alto do terreno, tendo o desnível sendo vencido por uma escada, envolta a um belíssimo paisagismo tropical, até o acesso à porta principal.

Residência ACT  / CF Arquitetura - Janela, Fachada, Cadeira
© Renan Klippel
Residência ACT  / CF Arquitetura - Cadeira, Fachada, Aido
© Renan Klippel

O térreo potencializa a integração entre os ambientes. Logo ao entrar na residência pela porta principal, pivotante central em madeira, é possível ver o Living e a Cozinha Gourmet. Uma grande estante em madeira foi locada no living e ganhou dupla função, na frente, abriga Tv, adega, equipamentos e decorações, já nos fundos dela, portas de abrir abrigam a louçaria, e quando fechadas parecem ser um grande painel. Todo esse espaço se abre, através de grandes portas de correr que são camufladas dentro da parede, para o deck da piscina. O paisagismo nos fundos segue a mesma linha tropical da frente da residência. O destaque fica para o grande jardim vertical que parece “nascer” da piscina.

Residência ACT  / CF Arquitetura - Fachada, Cadeira, Terraço, Aido
© Renan Klippel
Corte
Residência ACT  / CF Arquitetura - Cadeira
© Renan Klippel

A escada de acesso ao pavimento superior fica oculta atrás de uma parede revestida em tijolinhos. A escada em madeira, com rodapé metálico recuado, recebeu iluminação balizadora que demarca o caminho a ser percorrido. O pavimento superior abriga os dormitórios, sendo 04 suítes no total. As suítes dos filhos abrem-se para a área de lazer, através de grandes portas camarão em muxarabi de madeira. O mesmo recurso foi usado no quarto do casal que tem vista para a rua e bosque em frente à residência. O banheiro possui o mesmo tipo de porta, o que garante uma ótima vista para o exterior, quando aberta. Esse recurso garante iluminação natural e ventilação na parte interna dos ambientes, porem dando o máximo de privacidade. O dormitório de hóspedes também usou recurso semelhante de permeabilidade/privacidade, mas no caso foi usada uma parede de cobogós em concreto de fronte a janela, o que deu destaque a fachada lateral da edificação.

Residência ACT  / CF Arquitetura - Janela, Fachada
© Renan Klippel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência ACT / CF Arquitetura" 14 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801296/residencia-act-cf-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.