Complexo Aquático Allmendli / illiz Architektur

Complexo Aquático Allmendli / illiz Architektur - Mais Imagens+ 16

Erlenbach, Suíça
  • Arquitetos: Illiz Architektur; Illiz Architektur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1131
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bafilco AG, Lufttechnik AG, Schreinerei Roland Suter GMBH
  • Projeto Piscina: Aqua Transform Ingenieurbüro
  • Climatização: Tri Air Consulting AG
  • Administração Geral: CAAB GmbH
  • Arquitetos Responsáveis: Pöyry Switzerland AG
  • Cidade: Erlenbach
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Hertha Hurnaus

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo abrigo para as forças militares de resgate na beira da escola de Erlenbach tinha desaparecido sob uma colina e um campo de esportes ao longo dos anos. De fora, as únicas marcas identificáveis eram duas entradas escavadas na encosta, esperando uma nova utilização. A falta de aulas de natação para as crianças da comunidade e a proximidade do local em relação a escola fez dele o local perfeito para instalação de uma piscina para iniciantes. Um concurso seletivo foi criado em 2012 para encontrar uma equipe de planejamento geral adequada para o projeto.

© Hertha Hurnaus
Corte
© Hertha Hurnaus

O desafio apresentado foi acomodar todas as áreas da piscina no abrigo subterrâneo. A equipe da Pöyry Schweiz AG e illiz architektur foi capaz de conquistar o cliente com uma abordagem alternativa: em vez de escavar sob a antiga construção para acomodar o enorme volume da piscina, a piscina seria simplesmente suspensa por cima do volume existente no subterrâneo. Isso permitiu que a superfície da água permanecesse no mesmo nível do terreno circundante oferecendo assim, vistas amplas sobre o Lago de Zurique. Além do volume da piscina e plataforma de elevação, o espaço subterrâneo também foi usado para abrigar os sistemas necessários para o edifício e piscina, bem como um hall de entrada e vestiários adjacentes. O salão de banho foi projetado como um pavilhão cheio de luz sobre a nova piscina e agora marca o limite urbano do terreno da escola.

Planta

Cubos escuros ao longo da borda do terreno

Hoje, dois cubos aparentemente entrelaçados são erguidos na borda do terreno, apenas como uma pequena reminiscência do layout original do local. A parte sudeste do antigo galpão militar foi exposta e partes da parede externa removidas. Uma fachada de vidro ocupa agora o espaço entre as duas paredes proporcionando uma visão para o interior do, até então escondido, edifício. Os azulejos de cor verde irradiam a luz para fora, trazendo à mente um momento de imersão em um lago. A atmosfera difusamente luminosa continua por todo o hall de entrada e pelos vestiários. Somente quando a pessoa sai para a superfície e entra no salão de banho através de uma estreita escadaria o design da parede se torna mais leve e mais brilhante - com a superfície da água aparecendo como uma margem ensolarada nas cores verde prateado e rosa delicado.

© Hertha Hurnaus

Interação de leveza e solidez

Mesmo com os azulejos colorindo as paredes e transformando a estrutura em uma piscina, o caráter maciço e bruto da antiga instalação permanece em grande parte intacto. A laje de concreto do subsolo é coberta com um revestimento protetor, enquanto canos, cabos e condutos permanecem visíveis, com corredores e vestiários iluminados indiretamente. O hall é a estrutura de concreto maciço verdadeiramente revelado, emergindo de uma superfície recuada na inclinação.

© Hertha Hurnaus

Estruturalmente, o edifício revelado e a estrutura colocada sobre ele foram formalmente unidos como uma nova entidade. Um caixote maciço de concreto abrange todo o salão de banho e repousa sobre uma densa fila de pilares de concreto fino posicionada ao longo de suas bordas. O teto quase parece flutuar sobre os delicados azulejos que cobrem as paredes interiores. Entre as colunas, o chão cinza-prateado se dobra em bancos que circundam a piscina, enquanto uma fachada de vidro envolve a estrutura de concreto bruto como uma bolha efervescente. Os suportes de aço e de concreto estão em seqüência síncrona, mas permanecem a uma distância significativa uns dos outros. Como o interior começa a brilhar no crepúsculo, a interação contrastante de leveza e solidez é particularmente clara. O envelope escuro do edifício parece se dissolver, revelando assim a plasticidade da superestrutura e sua tectônica excepcional.

© Hertha Hurnaus

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Im Allmendli 5, 8703 Erlenbach, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Aquático Allmendli / illiz Architektur" [Swimming Pool Allmendli / Illiz Architektur] 28 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800270/complexo-aquatico-allmendli-illiz-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.