Bar Virgen del Carmen / Estudio Arn Arquitectos

Bar Virgen del Carmen / Estudio Arn Arquitectos - Mais Imagens+ 24

Santa Pola,
  • Arquitetos: Estudio Arn Arquitectos; Estudio Arn Arquitectos
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Atika, BASF, Grohe, INCLASS, Pierinelli, Thermochip
  • Promoção: Irmandade de Pescadores de Santa Pola.
  • Arquiteto Técnico: Elena Rogel Ruíz
  • Engenharia Industrial: Amorós Ingenieros ; María Amorós Gonzálvez
  • Calculista: Raúl Álamo Brotons
  • Colaboradores: Grupo de investigación en restauración arquitectónica (GIRA) del departamento de Construcciones Arquitectónicas de la Universidad de Alicante ; Miguel Louis Cereceda, Yolanda Spairani Berrio, Raúl Prado Govea, Jose Antonio Huesca Tortosa, Ángeles García del Cura, David Benavente
  • Arquiivo Municipal De Santa Pola: Rafael Plá
  • Construtora: Grupo Renovak Rehabilitación de Edificios,
  • Carpintaria: Carpinteria Quiver.
  • Ferreiro: Cerrajería La Vila
  • Pintor: Decokeren
  • Encanador: Fontanería Galiana
  • Eletricista: Electricidad Paquete
  • Arquitetos Autores: José Amorós Gonzálvez, Luis Rubiato Brotons, Patricia Navarro Mazón
  • Cidade: Santa Pola
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O que era previsto para ser apenas uma manutenção para corrigir problemas de umidade e infiltração se transformou na reabilitação integral deste edifício histórico de 1860, recuperando seu valor original de antigo "tanque de peixes." 

© David Frutos

No momento da intervenção, foi comprovado que as diferentes intervenções realizadas no edifício e as mudanças de uso ao longo do tempo provocaram em seu estado original, que assim como a composição e os vazios de sua fachada, se encontram completamente modificados. Estas mudanças o afastaram de sua imagem inicial para ser adaptada a sua função atual, tornando-o irreconhecível quando comparado à sua concepção original. 

© David Frutos

Exteriormente, as paredes estavam cobertas por diferentes camadas de argamassa e pintura. Interiormente, uma camada de revestimento de azulejos ocultava as paredes originais de pedra e alvenaria, além de dois níveis de tetos falsos, colocados em diferentes alturas; todos estes elementos não permitiam apreciar a estrutura original de madeira que compunha a cobertura do edifício.

© David Frutos

Neste projeto foi elaborada uma redistribuição interna da superfície existente e uma pequena ampliação, que aproveita as dimensões do espaço para criar um pé direito duplo, oferecendo a possibilidade de desfrutar o edifício de pontos de vista desconhecidos, situados em diferentes níveis e permitindo evidenciar os elementos importantes e tão singulares de sua arquitetura.

Corte 1
Corte 2

Foi feito um intenso processo de limpeza e consolidação com diversas intervenções para sua manutenção e recuperação.

© David Frutos

Neste sentido, foram eliminadas as diferentes camadas de argamassa e pintura que cobriam a fachada externa para deixar evidente as paredes estruturais de alvenaria aparente com elementos de tijolos na base, molduras das aberturas e cornijas. 

© David Frutos

A recuperação da composição original dos vazios da fachada foi feita ao eliminar elementos que construídos com os novos usos do edifício, feitos priorizando a funcionalidade, mas que por suas dimensões e localização, não haviam respeitado a imagem original.

© David Frutos

As telhas originais da cobertura também foram recuperadas, e incrementadas com isolamento e impermeabilização necessárias para o uso atual, recuperando a imagem externa de telhas planas.

© David Frutos

Na fachada foram introduzidos dois portões que lembram os armazéns de sua época, e potencializam os acessos do edifício. Também servem para ocultar e integrar na composição da fachada os registros das diferentes conexões e instalações das companhias públicas que devem se localizar no fechamento exterior do edifício.

© David Frutos

Duas grandes caixas  metálicos pintadas de preto separam a carpintaria dos acessos, respeitando as molduras das aberturas que demarcam os vazios originais.

© David Frutos

Interiormente, foi feito um elemento de base que separa a construção do contato direto com o terreno, evitando a umidade do solo e como pavimentação, foi feita uma camada de concreto garantindo uniformidade e continuidade.

© David Frutos

Uma nova laje foi executada como um mezanino intermediário, separado das pedras e paredes de alvenaria respeitando a estrutura original do edifício e a diferenciando claramente da nova intervenção. 

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Pola, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bar Virgen del Carmen / Estudio Arn Arquitectos" [Bar Virgen del Carmen / Estudio Arn Arquitectos] 26 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800202/bar-virgen-del-carmen-estudio-arn-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.