Exposição "Do Traço ao Palco" na Praça das Artes

Em novembro, a Praça das Artes inaugura mais uma exposição temporária. “Do Traço ao Palco” trata do processo criativo nas diferentes etapas da concepção de um espetáculo, inspirados em situações de bastidores e nos croquis de cenografia e figurino do Acervo do Theatro Municipal. A mostra reúne obras de Alexandre Camanho, Anna Sousa, David Magila, Leonardo Gomez, Marina Dubia, Nair Sasaki, Nara Isoda, Talita Hoffmann, Vitor Flynn e Yasmim Flores.

Do Traço ao Palco entra em cartaz de 10 de novembro de 2016 e permanece até 3 de março de 2017, na Sala de Exposições da Praça das Artes (Av. São João, 281). A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábado e feriado, das 10h às 18h. A curadoria é da direção artística da Fundação Theatro Municipal.

Trata-se de uma exposição work in progress – a mostra será aberta no início do processo de criação de cada artista. Dessa forma, a cada dia, o público poderá sempre encontrar uma nova paisagem em um espaço ativo e de contínua mudança.

Dez artistas de diferentes linguagens (desde muralistas, pintores até quadrinistas) irão dividir o espaço da mostra com total liberdade para desenvolver e expressar o papel do desenho no processo de criação e materialização de um espetáculo, mostrando seus usos no planejamento de cenografia, figurino e iluminação. Os artistas foram desafiados a trabalhar na construção da exposição de modo processual e coletivo, partindo da música e da dança, tão presentes no Theatro Municipal e nas Escolas (Municipal de Música e de Dança de São Paulo) que se localizam na Praça das Artes.

“A Praça das Artes foi criada como extensão das atividades do Theatro Municipal e essa exposição tem o intuito de reforçar a conexão entre os dois espaços bem como a vocação para o espetáculo, pelas linguagens da música e da dança.”, diz Daniela Avelar, diretora artística.

Além da pesquisa histórica, todos os artistas visitaram a Central Técnica (que abriga figurinos, acessórios e itens de cenografia) e os Acervos da Fundação Theatro Municipal, além de terem como referência programas e artefatos do Theatro, arquivados no Centro de Documentação e Memória.

Quadra 27 – A Praça das Artes conta com uma exposição permanente em cartaz. Quadra 27: O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes também tem entrada gratuita e apresenta reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história da construção arquitetônica.

A mostra busca responder ao interesse pela arquitetura da Praça das Artes, projetada pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura e Marcos Cartum, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A mostra apresenta reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história da construção arquitetônica.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Do Traço ao Palco" na Praça das Artes" 21 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799850/exposicao-do-traco-ao-palco-na-praca-das-artes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.