Casa ATS / Vicente Montano

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 2 de 37Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 3 de 37Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 4 de 37Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 5 de 37Casa ATS / Vicente Montano - Mais Imagens+ 32

Xangri-Lá, Brasil
  • Arquitetos: Vicente Montano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Redemac Zona Nova Center, Sousal Alumínios, Xangri-lá Pedras
  • Autor: Vicente Montano
  • Gerenciamento: Zona Nova Arquitetura e Construção
  • Construtora: MS Matos e cia Ltda.
  • Cidade: Xangri-Lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 3 de 37
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa de final de semana em condomínio residencial situado no litoral do RS à 130 Km da capital Porto Alegre, para um casal com 3 filhos adultos. 

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 20 de 37
© Marcelo Donadussi

O projeto partiu do desejo dos proprietários de que a área social e todos os dormitórios tivessem vistas para o lago, localizado ao fundo do lote. Uma residência que fosse capaz de abrigar um amplo espaço de convívio integrado e ao mesmo tempo mantivesse a privacidade e a tranquilidade na área de descanso.

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 6 de 37
© Marcelo Donadussi

O formato trapezoidal do terreno deu norte para a criação de 2 volumes bem definidos, social e íntimo, com alturas distintas, paralelos às divisas laterais e um hall central que articula a conexão entre eles, proporcionando diferentes visuais. Estes 2 volumes principais são envoltos em uma “casca” de pedra, aonde predominam os cheios sobre os vazios, que confere privacidade e proteção térmica à face frontal da residência, para o oeste.

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 31 de 37
Planta 01

Ao fundo, abre-se para o leste com grandes panos de vidro. O living tem pé-direito ampliado de 3.80m, o que intensifica a conexão visual do espaço com a área externa. Os pilares em concreto aparente de seção circular e soltos do plano da fachada, permitem que a esquadria seja recolhida por completo integrando a sala com área da varanda e churrasqueira. O volume social, juntamente com os pergolados em madeira ao fundo e o abrigo de veículos à frente, ordenam um eixo por onde se desenvolve toda a área de lazer externa que é convergida para a visual privilegiada.

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 4 de 37
© Marcelo Donadussi

Paralelo a este bloco alocou-se um volume de altura convencional aonde se localizam o depósito e banheiro de serviço, delimitado por uma placa da mesma pedra que finaliza o conjunto. A cozinha embutida é resultado da subtração de uma faixa de 50 cm de profundidade por toda sua extensão.

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 5 de 37
© Marcelo Donadussi

Na área íntima encontram-se o lavabo, justaposto ao hall, lavanderia e 4 suítes, sendo 2 no pavimento térreo e 2 no pavimento superior.

Casa ATS / Vicente Montano - Imagem 2 de 37
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ATS / Vicente Montano" [ATS HOUSE / Vicente Montano] 25 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799058/casa-ats-vicente-montano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.