Casas na Praia do Estoril / José Adrião Arquitectos

Casas na Praia do Estoril / José Adrião Arquitectos

Casas na Praia do Estoril / José Adrião Arquitectos  - Mais Imagens+ 22

Praia, Cabo Verde
  • Arquitetos: José Adrião Arquitectos; José Adrião Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3918
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Coordenação: José Adrião
  • Gerente De Projeto: Carla Gonçalves
  • Equipe: João Albuquerque Matos, Margarida Lameiro, Ricardo Aboim Inglez, Sara Jardim
  • Estrutura: MB – Engenharia
  • Instalações: MB – Engenharia
  • Empreiteiro Geral : CFS
  • Cidade: Praia
  • País: Cabo Verde
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. As moradias da Praia do Estoril situam-se numa zona privilegiada de Sal-Rei, na ilha da Boavista em Cabo Verde. Têm uma localização excecional devido à grande proximidade em relação ao centro da cidade – a escassos minutos a pé – e ao contato direto com o magnífico areal e as dunas da Praia do Estoril.

Maquete

As 18 moradias da primeira fase do empreendimento funcionam como um pequeno núcleo habitacional e estão inseridas num sistema de azinhagas que liga as casas diretamente ao passeio marítimo de Sal Rei e à praia.

© Nuno Almendra

As moradias de diferentes tipologias, de dois e três quartos, têm as características de casas-pátio. Os muros que envolvem os pátios permitem criar simultaneamente um ambiente íntimo e de privacidade no seu interior, bem como a proteção em relação aos ventos e às areias da praia.

© Nuno Almendra

As moradias têm dois pisos. No piso térreo situam-se as áreas comuns, de sala e cozinha num espaço amplo. As salas, dependendo da tipologia, abrem-se diretamente para um ou dois alpendres permitindo criar uma relação franca entre o interior e exterior da casa. O sistema de caixilharia e o grande vão permite uma abertura quase total de modo a reforçar esta relação. O alpendre em todo o comprimento da casa é uma zona de sombra e de estadia exterior e protege o interior da casa da insolação direta dos raios solares e da chuva ocasional.

© Nuno Almendra

No piso superior situa-se a área privada da casa com os quartos e duas instalações sanitárias. Tanto os quartos como as instalações sanitárias abrem-se diretamente para uma varanda, protegida do sol direto, a partir do qual se tem uma relação com a envolvente e o mar.

© Nuno Almendra

O pátio principal da casa tem um espaço ajardinado com plantas autóctones, de manutenção reduzida e uma piscina.

Corte

Os acabamentos das casas são simples e de grande informalidade. Os pavimentos são em betonilha, as paredes e os tetos são rebocados e pintados de branco e as caixilharias são de alumínio lacado de branco mate. Todo o sistema construtivo foi pensado de modo a criar um ambiente descontraído e relaxado caraterístico de uma casa de praia.

© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas na Praia do Estoril / José Adrião Arquitectos " [House in Estoril Beach / José Adrião Arquitectos] 08 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798934/casas-na-praia-do-estoril-jose-adriao-arquiectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.