Lançamento do livro 'Jayme C. Fonseca Rodrigues - Arquiteto' de Hugo Segawa

Assinado por Hugo Segawa, da FAU-USP, o livro ilumina a trajetória de um dos mais prolíficos arquitetos de São Paulo nas décadas de 30 e 40; lançamento será no dia 17/11 na casa em que projetou e viveu, na Rua Ceará, no bairro Higienópolis, São Paulo.

JAYME CAMPELLO FONSECA RODRIGUES (1905-1946) foi contemporâneo de Oswaldo Bratke, Eduardo Kneese de Mello e Henrique Mindlin no curso de Arquitetura da Escola de Engenharia Mackenzie. Seu escritório foi um dos maiores – se não o maior – de projetos de arquitetura de São Paulo, juntamente com o de Rino Levi.

Sua morte, aos 41 anos, interrompeu uma trajetória em ascensão. Seu último projeto, finalizado postumamente, foi o edifício Sobre as Ondas, no Guarujá (SP), hoje reconhecido como patrimônio cultural paulista. O Sobre as Ondas parecia apontar novos rumos para um arquiteto cujos desenhos se apoiavam na estética dos transatlânticos, no streamline moderne, no Art Déco e na arquitetura norteamericana.

Seu desaparecimento prematuro colaborou para o seu progressivo esquecimento na História da Arquitetura. Sua filha Vera Maria, contudo, recolheu e guardou, ao longo de décadas, desenhos, plantas, fotografias e documentos do pai. Uma vasta documentação primária e inédita, a partir da qual Hugo Segawa, Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), reconstituiu o percurso de Jayme C. Fonseca Rodrigues e o situou na arquitetura de seu tempo. Esse acervo constitui o cerne do livro que a BEĨ leva às livrarias a partir de novembro.

A edição mostra a obsessão do arquiteto pelo detalhe e seu talento multifacetado. Capítulos assinados pelas pesquisadoras Juliana Suzuki (UFPR) e Nilce Aravecchia Botas (FAU-USP) investigam, respectivamente, a atuação de Jayme C. Fonseca Rodrigues como designer de interiores e como arquiteto e urbanista de sedes regionais e conjuntos habitacionais dos institutos de aposentadoria e pensões (IAPC, IAPETEC e IAPI) da Era Getúlio Vargas.

Com seu prestígio, foi fundador e primeiro vice-presidente do IAB/SP. Projetou prédios, casas, hospitais, conjuntos habitacionais e sedes administrativas para o governo federal e desenvolveu propostas de urbanização e de paisagismo.

Para os ambientes que projetava, previa o mobiliário, a iluminação e pormenores de execução e construtivos que chegavam a ser desenhados em escala natural, em 1:1.

Foi também, ao lado de Rino Levi, um dos primeiros escritórios de arquitetura em São Paulo a se dedicar predominantemente ao projeto e fiscalização, eximindo-se do papel de construtora. Essa separação preservava a integridade do autor do projeto frente à obra civil, assegurando a idoneidade, a qualidade e o custo da realização em defesa do cliente – tema ainda bastante atual no âmbito do CAU e do CREA.

Seus projetos de arquitetura de interiores estavam em sintonia com o que havia de mais refinado nos Estados Unidos e na Europa. Pela primeira vez constata-se que um designer brasileiro dialogava com criadores europeus como Rob Mallet-Stevens, Michel Roux-Spitz, Bruno Elkouken, J.-E. Ruhlmann, Jules Leleu e Ivan da Silva Bruhns, mostrando uma movelaria e uma manufatura para arquitetura de interiores, nos anos 1930, mais sofisticadas do que se conhecia até recentemente.

Combinando rigor acadêmico a um esmerado projeto gráfico, Jayme C. Fonseca Rodrigues – arquiteto é um livro essencial para a história da arquitetura e do design no país, pois resgata a obra de um personagem que representa um ponto de inflexão na arquitetura paulista e brasileira.

Sobre os autores
HUGO SEGAWA é Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É autor dos livros Arquiteturas no Brasil 1900-1990 (1998), Prelúdio da Metrópole (2002), Ao Amor do Público: Jardins no Brasil (1996); coautor de Oswaldo Arthur Bratke (1997) e Ver Zanine (2002), entre outros.

JULIANA SUZUKI é Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, arquiteta pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Autora dos livros Artigas e Cascaldi: Arquitetura em Londrina (2003) e Idealizações de Modernidade (2011); coautora de Memória do Arquiteto: Pioneiros da Arquitetura e do Urbanismo no Paraná (2012) e Residência Belotti: Uma Casa Vermelha em Curitiba (2015).

NILCE ARAVECCHIA BOTAS é Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestre e doutora pela mesma instituição, arquiteta pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Dedica-se à pesquisa sobre a história da habitação, tendo colaborado no livro Os Pioneiros da Habitação Social (2014), organizado por Nabil Bonduki e Ana Paula Koury.

JAYME C. FONSECA RODRIGUES – ARQUITETO
Autor | Hugo Segawa
ISBN | 978-85-7850-137-2
22,7 x 30,0 cm
264 páginas
Edição bilíngue (português |inglês)
1ª edição | Novembro 2016
R$ 120,00

LANÇAMENTO DO LIVRO
Dia 17 de novembro de 2016
Horário: 19h às 22h
Local: Rua Ceará, 202 – Higienópolis, SP.
RSVP: livia@rpnacobogo.com.br / pedro@rpnacobogo.com.br

INFORMAÇÕES
BEĨ | Ana Paula Guerra | Tel.: (11) 3089-8860 | assessoria@bei.com.br
www.bei.com.br

RELAÇÕES COM A IMPRENSA
COBOGÓ RELAÇÕES PÚBLICAS – www.rpnacobogo.com.br
PEDRO SCABIM – pedro@rpnacobogo.com.br
LIVIA ESTEVES – livia@rpnacobogo.com.br

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

  • Título

    Lançamento do livro 'Jayme C. Fonseca Rodrigues - Arquiteto' de Hugo Segawa
  • Tipo

    Série de Palestras
  • Organizadores

    BEI Editora
  • De

    17 de Novembro de 2016 07:00 PM
  • Até

    17 de Novembro de 2016 10:00 PM
  • Onde

    Rua Ceará, 202 – Higienópolis, SP
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro 'Jayme C. Fonseca Rodrigues - Arquiteto' de Hugo Segawa" 04 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798807/lancamento-do-livro-jayme-c-fonseca-rodrigues-arquiteto-de-hugo-segawa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.