Casa Pereira Narvaes / SUCRA Arquitetura + Design

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 2 de 54Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 3 de 54Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 4 de 54Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 5 de 54Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Mais Imagens+ 49

Caxias do Sul, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  724
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristiano Bauce
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalmax Esquadrias, Faro Design, Luzes do Mundo
  • Engenharia: Alexandre Rihl
  • Construção: Miro Chichelero, André Bergamin, Patrick Rigon
  • Cidade: Caxias do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 45 de 54
© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é localizada em Caxias, região serrana do sul do Brasil. Após a visita ao terreno fica claro que a incrível vista de um “paredão verde”- uma montanha com uma inclinação quase vertical - nortearia o projeto. 

Atendendo ao desejo dos clientes de uma casa contemporânea, que representasse a personalidade da família, o resultado foi um projeto de linhas retas, funcional e o uso do concreto, tijolo, ferro e vidro. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 2 de 54
© Cristiano Bauce
Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 46 de 54
Planta 1
Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 29 de 54
© Cristiano Bauce

A casa contrasta com a natureza e internamente enquadra a paisagem, trazendo o verde para o ambiente interno, como uma tela que invade a casa. Essa sensação é reforçada pela altura da montanha e inclinação forte que faz com que presença do céu na vista seja rara.

O jogo de contrastes: cheio e vazio, concreto e verde, luz e sombra, é potencializado por geometrias puras como o pano de vidro quadrado, com pé direito e largura com medidas praticamente iguais. O volume de concreto, também com altura e largura similares, que flutua na fachada sul, contêm o banheiro da suíte do casal e esconde a caixa d’água. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 27 de 54
© Cristiano Bauce
Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 49 de 54
Corte
Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 4 de 54
© Cristiano Bauce

Praticamente todas as aberturas da casa – mesmo as da área de serviço - estão orientadas para o norte, aproveitando ao máximo a vista para a montanha e proporcionando excelente insolação e ventilação. 

A residência está em um terreno em declive. É limitada ao sul pela rua de acesso e ao norte por um pequeno curso de água. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 40 de 54
© Cristiano Bauce

O som da água corrente também está presente o tempo inteiro, mas pode ser interrompido pelas esquadrias termo acústicas com vidros especiais que garantem maior estanqueidade e conforto para os usuários. O conforto térmico é garantido pelo sistema de calefação, já que a região possui temperaturas extremas, muitas vezes negativas no inverno. Na área social foi utilizado piso radiante para que as placas não interferissem na decoração. Painéis solares auxiliam esse sistema. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 3 de 54
© Cristiano Bauce

A casa é configurada por 3 blocos: o íntimo e o social – paralelos e em níveis diferentes – e o bloco transversal de circulação vertical, que os une. 

A casa em U gera então um pátio interno que auxilia a área de serviço, mas é usado principalmente como complemento do ambiente social. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 34 de 54
© Cristiano Bauce

A porta de acesso que leva ao bloco íntimo conduz também ao escritório, que é integrado a uma sala íntima com acesso a um terraço e teto verde. 

O corredor de acesso a zona íntima é iluminado por uma abertura junto ao piso, que garante também privacidade aos moradores. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 10 de 54
© Cristiano Bauce

Os dormitórios possuem portas de correr e aproveitam a paisagem deslumbrante. O uso do teto verde no bloco social, além de auxiliar na questão térmica, não interfere na vista. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 13 de 54
© Cristiano Bauce

No banheiro da suíte a frieza do concreto e vidro é quebrada pelo mobiliário de madeira. No piso são usados ladrilhos hidráulicos lisos. O desenho, bastante gráfico, é feito pelo uso de três cores diferentes. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 26 de 54
© Cristiano Bauce

A escada que leva à área social tem estrutura de ferro e degraus de madeira um elemento vazado e garante leveza ao ambiente. No andar de baixo, um patamar de madeira suaviza a transição entre os dois níveis. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 33 de 54
© Cristiano Bauce

Na área social, estar, jantar e cozinha estão integrados. A zona da churrasqueira é separada através do mobiliário da cozinha. Não há nenhuma parede interna nesse ambiente, gerando amplitude e valorizando o teto de concreto aparente. 

Para otimizar o uso do quarto de hóspedes, o ambiente é usado como sala de leitura e jogos. Quando necessário, é convertido em dormitório através do uso de futons. Ele fica totalmente isolado da zona intima, garantindo privacidade ao visitante e moradores. 

Casa Pereira Narvaes  / SUCRA Arquitetura + Design - Imagem 11 de 54
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pereira Narvaes / SUCRA Arquitetura + Design" [Pereira Narvaes House / SUCRA Arquitetura + Design] 18 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798652/casa-pereira-narvaes-sucra-arquitetura-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.