Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela

Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Antonio Pernas Varela, Antonio Pernas Varela; Antonio Pernas Varela, Antonio Pernas Varela
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CARPINTERIA MONTERO, DIMALNOX, TRIVIUM
  • Arquitetos Colaboradores Projeto: Ramón Varela Barreras, Carlos Vázquez Castro
  • Arquiteto Colaborador Obra: Ramón Varela Barreras
  • Promoção: Junta de Galicia
  • Cliente: Consejería de Cultura
  • Instituição: Educación e Ordenación Universitaria
  • Arquiteto Responsável: Antonio Pernas Varela
  • Cidade: Lugo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Antonio Vázquez

CONTEXTO

As Muralhas Romanas de Lugo, construídas entre o século III e IV A.C. é a única fortificação romana completa preservada do mundo, um dos monumentos mais importantes da Península Ibérica. Juntamente com o centro histórico, foram tombadas pela UNESCO em 2000 como Patrimônio Mundial da Humanidade. O terreno da intervenção está localizado dentro da muralha, com duas entradas, à oeste e ao sul através da Via Romana, conectando os jardins com a Rua San Marcos. Junto ao terreno, a muralha possui uma altura mais baixa que o restante do conjunto, em contraste com a grande verticalidade da Torre de Comunicação nas proximidades.

© Antonio Vázquez
Localização
© Antonio Vázquez

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO

O parapeito da muralha não possuía a altura suficiente para ser considerado como possível acesso, e para torná-lo acessível à todos visitantes, a localização de um elevador aqui era muito necessária. A intervenção deveria proporcionar uma resposta adequada em relação à proteção dos valores culturais da muralha e do centro histórico, com soluções de acordo com critérios de proteção e conservação destes. A intervenção deveria ter caráter distinto daquele do conjunto histórico, destacando sua contemporaneidade em conceito e expressão, respeitando o monumento romano e suas vistas, com baixa altura e estrutura independente. Os materiais e acabamentos deveriam seguir princípios de sustentabilidade, durabilidade, segurança e baixa manutenção, levando em conta também seu uso noturno. O projeto surgiu de um pedido da Dirección General del Patrimonio Cultural, Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria de la Xunta de Galicia através de um concurso que incluiu contratação e execução, com um orçamento de execução que ultrapassava a cifra dos 76 mil euros, em um terreno de propriedade do Conselho da Província de Lugo que iria transferir o uso existente para um novo local.

© Antonio Vázquez
Corte / Planta
© Antonio Vázquez

DESCRIÇÃO DA INTERVENÇÃO

O novo elemento possui duas partes distintas. O volume que abriga o dispositivo do elevador e seu equipamento e o portão que leva à passarela no nível superior. A configuração do elevador exigia duas entradas a 90º, assumindo o alinhamento dominante dos edifícios dentro da muralha no entorno imediato e reforçando seu caráter de independência e respeito ao monumento, ao facilitar as diferenças de altura entre o parapeito da muralha e o portão de entrada. Possui estrutura metálica e revestimentos em ripas de madeira entrelaçada, pavimentos de placas metálicas perfuradas, confirmando a pré-fabricação de grande parte de seus elementos, que envelhecerão com o tempo e garantirão que a nova intervenção esteja cada vez mais de acordo com o conjunto histórico, sem perder seu caráter contemporâneo.

© Antonio Vázquez

AVALIAÇÃO

Nas últimas décadas o Conselho da Cidade de Lugo afirmou seu compromisso à acessibilidade, evidenciado pelo Prêmio Rainha Sofia de acessibilidade universal recebido em 2007, e sua recente indicação como melhor destino turístico para deficientes motores, de ThyssenKrupp Encasa. O projeto atende uma revindicação antiga de grupos sociais de Lugo, permitindo um sistema de acessibilidade completa que ampliará o uso e o desfrute dos monumentos históricos para todos. Durante os primeiros meses, a nova estrutura é bem aceita na cidade e seus habitantes, e está dentro dos parâmetros municipais de abertura da cidade, uma vez que a Muralha fica aberta ao público 24 horas.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lugo, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela" [The Roman Walls of Lugo Elevator / Antonio Pernas Varela] 26 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798159/elevador-das-muralhas-romanas-de-lugo-antonio-pernas-varela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.