Apartamentos X/A / X/A atelier

Apartamentos X/A / X/A atelier - Cadeira, Porta, Janela, Cama, DormitórioApartamentos X/A / X/A atelier - Mesa, Iluminação, Cadeira, Janela, DormitórioApartamentos X/A / X/A atelier - Mesa, Cadeira, DormitórioApartamentos X/A / X/A atelier - Janela, FachadaApartamentos X/A / X/A atelier - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: X/A atelier; X/A atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Costa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumiporta, Espaço interior., José Henrique Silva Filhos, lda, Marti-Pereira, Sousa e Ferreira, lda.
  • Engenharia: Rui Borges Pereira, Rui Pereira Construções
  • Autores: Sofia Xavier Avila, João Xavier Avila
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos X/A / X/A atelier - Janela, Fachada, Concreto
© Luis Costa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento localiza-se na vila da Madalena do Pico e tem como objetivo a construção de três apartamentos, dois dos quais inseridos numa nova edificação. No terreno a intervir já existia um edifício, inserido no tecido urbano.

Apartamentos X/A / X/A atelier - Janela, Fachada, Terraço
© Luis Costa

Considerando que a parte do terreno a intervir era um vazio isolado relativamente à estrutura das edificações existentes, optou-se por uma linguagem simples e atual, definindo-se uma organização do volume de intervenção consoante as volumetrias dos edifícios circundantes, de modo a que este não desenquadre-se da escala urbana.

Apartamentos X/A / X/A atelier - Dormitório
© Luis Costa
Planta
Apartamentos X/A / X/A atelier - Mesa, Cadeira, Dormitório
© Luis Costa
Planta

A volumetria do novo edifício resulta da intenção de desenhar três espaços exteriores que configurem uma relação interior-exterior independente para cada unidade.

O edifício pré-existente foi transformado num escritório de arquitetura no piso inferior e num T1 no piso superior.

Apartamentos X/A / X/A atelier - Janela, Fachada
© Luis Costa

O novo edifício consiste em dois apartamentos T2, correspondentes aos dois volumes que formam o piso inferior e o superior. O primeiro mantém as cérceas do edifício pré-existente, assim como dos edifícios em frente. É adoptada uma cobertura plana para que o volume correspondente ao segundo piso tire o máximo proveito da vista envolvente tanto no seu interior como na relação com o exterior. O apartamento do piso superior está orientado para o mar sendo possível observar a baia do porto da Madalena e a ilha do Faial em qualquer das suas divisões.

Corte
Corte

Este volume, como está em consola na suas extremidades, destaca-se e oferece uma cobertura exterior às entradas e ao espaço de distribuição dos apartamentos inferiores.

Apartamentos X/A / X/A atelier - Mesa, Cadeira
© Luis Costa

A fachada rebocada e pintada a branco do edifício existente é mantida, sendo que, na nova construção é utilizado betão com esferovite para simular pedra serrada. O tom escuro do cimento relaciona-o com as tonalidades dos edifícios adjacentes, reduzindo visualmente seu impacto volumétrico. Este material também é utilizado para dar destaque ao volume superior onde é utilizado cerâmico preto, por forma a reforçar o conceito de subtração do espaço ao volume.

Apartamentos X/A / X/A atelier - Janela, Fachada, Concreto
© Luis Costa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madalena, Ilha de Pico, Açores, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos X/A / X/A atelier" 24 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797662/apartamentos-x-a-x-a-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.