Templo Bahá’í / Hariri Pontarini Architects

Cortesia de Assembleia Espitirual Nacional dos Bah·'Ìs de Chile + Hariri Pontarini Architects

Templo Bahá’í / Hariri Pontarini Architects - Mais Imagens+ 28

Penalolen, Chile
  • Arquitetos: Hariri Pontarini Architects; Hariri Pontarini Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniela Galdames
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC, Contemporary Glass Designs, European Windows, Limarí Lighting Design, Mathiesen, Nuprotec, Tecpro
  • Equipe De Projeto: Michael Boxer Tiago Masrour, Jin-Yi McMillen, Adriana Balen, Donald Peters, John Cook, George Simionopoulos, Tahirih Viveros, Jaegap Chung, Mehrdad Tavakkolian, Jimmy Farrington.
  • Assistência Estrutural: TROW/Carruthers & Wallace (Canadá), Universidade de Toronto (Canadá), SIRVE S.A. - Carl Lüders e Juan Carlos de La Llera (Chile), DICTUC - Pontíficia Universidade Católica de Chile.
  • Arquiteto Local: Benkal y Larrain Arquitectos
  • Paisagismo: Juan Grimm (Chile).
  • Diretor De Projeto: Desarrolllo y Construccion del Templo Bahá’í de Sudamerica Ltda.
  • Estrutura E Revestimento: Gartner Steel and Glass GmbH Glass Casting: Je Goodman Studio and Contemporary Glass Designs
  • Fabricação Pedra: EDM
  • Consultoria Estrutural: Simpson Gumpertz & Heger Halcrow Yolles EXP, Patricio Bertholet M.
  • Consultoria Revestimento: Simpson Gumpertz & Heger
  • Consultoria Mecânica E Elétrica: MMM Group, Videla & Asociados, The OPS Group
  • Consultoria Luminotécnica: Isometrix, Limari Lighting Design Ltda
  • Acústica: Verónica Wulf
  • Arquiteto Responsável: Siamak Hariri
  • Arquiteto: Justin Ford
  • Cidade: Penalolen
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Assembleia Espitirual Nacional dos Bah·'Ìs de Chile + Hariri Pontarini Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um templo de luz, que expressa uma fé inclusiva e acolhedora, está a ponto de converter-se em um local de referência no Chile. Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, afastado da metrópole de Santiago, o templo de formas curvilíneas foi desenhado pelo arquiteto canadense Siama Hariri, como um convite a contemplação espiritual e a peregrinação arquitetônica.

© Daniela Galdames

Rodeado por espelhos d'água e uma paisagem de pastos nativos, o Templo Bahá'í da América do Sul é uma estrutura em forma de cúpula luminosa remetendo a topografia ondulada dos Andes que parece flutuar 30 metros sobre a terra. Seus nove monumentais véus de vidro emolduram um espaço de culto aberto e acessível, onde é possível acomodar até 600 visitantes em assentos feitos em couro e madeira nogal curvada. Admirando o oráculo central, no vértice da cúpula, os visitantes experimentam uma transferência fascinante da luz desde o exterior do vidro fundido a um interior de mármore português translúcido. No momento em que o sol se põe, a luz capturada dentro da cúpula passa do branco ao prata, ao ocre e ao púrpura.

Cortesia de Assembleia Espitirual Nacional dos Bah·'Ìs de Chile + Hariri Pontarini Architects

Após quatorze anos de trabalho, a casa de adoração sul-americana representa o último dos oito templos continentais que se levantaram como parte de um notável portfólio de arquitetura sagrada encarregado pela comunidade Bahá'í.

© Daniela Galdames
© Daniela Galdames
© Daniela Galdames

Sem ritual ou clérigos, sem ícones ou imagens, os Templos Bahá'í estão concebidos para refletir um ideal de culto universal, onde homens, mulheres e crianças podem se reunir como iguais. Os Bahá'ís acreditam no papel fundamental do voluntariado (conhecido como serviço) para aumentar sua oração e reflexão dentro de uma casa de adoração. Com o tempo, as universidades e os hospitais foram erguidos nas proximidades dos templos. No Chile, a conexão com a comunidade inspirou a reutilização de uma casa do clube de golfe existente na propriedade que tornou-se centro educativo voltado aos jovens. 

A abertura e a transparência são fundamentais tanto para a estrutura como para seu local. A casa de adoração Bahá'í pode ser acessada por nove entradas situadas em intervalos regulares ao redor da estrutura da cúpula, enquanto caminhos curvilíneos conduzem os visitantes à caminhadas de meditação através da paisagem inclinada. O aclamado arquiteto paisagista chileno, Juan Grimm, transformou um campo de golfe estéril em uma colorida paisagem exuberante com diferentes variedades de plantas nativas resistentes a seca, que se estendem generosamente ao redor do templo. De acordo com o desenho paisagístico de Grimm e trabalhando em colaboração com a Prefeitura de Peñalonen, os Bahá'ís estão plantando árvores nativas Quillay para apoiar o programa ambiental "Cresce Verde". Em um total, mais de 6000 árvores foram plantadas ou estão crescendo em um viveiro estabelecido para a paisagem do templo.

© Daniela Galdames
Corte
Cortesia de Assembleia Espitirual Nacional dos Bah·'Ìs de Chile + Hariri Pontarini Architects

Os visitantes deste espetacular lugar serão surpreendidos primeiro pela épica escala da Cordilheira dos Andes. No caminho pelas escadas de pedra em direção à Casa de Adoração, eles sentiram os jardins que rodeiam o templo. Em um determinado trecho do caminho, o templo desaparece momentaneamente para reparecer junto a um monumental espelho d'água. De pé junto ao templo, os visitantes apreciarão a complexa sutiliza do revestimento exterior do vidro que remete à estrutura dos flocos de neve.

Esta edificação, localizada em um terreno montanhoso, era de difícil acesso. Para abrir a Casa de Adoração a todas as pessoas como um lugar de oração e meditação, os Baháis investiram significativamente para construir uma nova via ao local, permitindo um fácil acesso para os habitantes de Santiago. A respeito do projeto, o senador chileno Francisco Chahuán disse: "não tenho dúvidas de que este lugar está destinado a ser um centro de oração, meditação e encontro que convidará todos os vizinhos de Peñalolén e os demais interessados a buscar um lugar de tranquilidade e introspecção". 

© Daniela Galdames

Desenhar uma estrutura tão complexa e variada como a natureza requer a mais avançada tecnologia computacional. Liderados por Siamak Hariri, a equipe de Hariri Pontarini Architects criou seu próprio sistema de renderização para o escultural edifício, utilizando a fabricação digital para criar formas altamente irregulares e orgânicas em vidro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Diagonal Las Torres, Penalolen, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Templo Bahá’í / Hariri Pontarini Architects" [Bahá’í Temple / Hariri Pontarini Architects] 19 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797658/templo-bahai-hariri-pontarini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.