Universidade Erasmus Rotterdam / Paul de Ruiter Architects

Universidade Erasmus Rotterdam / Paul de Ruiter Architects - Mais Imagens+ 28

  • Arquiteto Do Projeto: Paul de Ruiter, Noud Paes
  • Consultoria De Construção: Van Rossum, Amsterdam (NL)
  • Consultoria Instalações: VIAC, Houten (NL)
  • Consultoria Física Construída: LBP Sight, Nieuwegein (NL)
  • Consultoria Orçamentos: bbn adviseurs, Houten (NL)
  • Engenharia Elétrica: Croon, Rotterdam (NL)
  • Engenharia Mecânica: Wolter & Dros TBI Techniek, Amersfoort (NL)
  • Constratista: SMT Bouw, Rosmalen (NL)
  • Construção: Palte, Valkenburg (NL)
  • Arquitetura Interiores: Paul de Ruiter Architects
  • Arquitetura Paisagística: Juurlink[+], Rotterdam (NL) e escritório JvantSpijker, Rotterdam (NL)
  • Equipe De Projeto: Marlous Vriethoff, Laura van de Pol, Richard Buijs, Marieke Sijm
  • Cidade: Rotterdam
Mais informaçõesMenos informações
© Tim van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. As ambições de renovação e de sustentabilidade de seu campus estão entre as premissas da Universidade Erasmus de Rotterdam. Na mais recente adição ao campus, o edifício educativo multifuncional, chamado Polak, a ambição da Universidade se manifesta enfaticamente: ser um dos campus mais sustentáveis da Holanda. O edifício de alta eficiência energética, ambos o edifício e os interiores estão de acordo com a nova estratégia educativa da Universidade Erasmus, destinada a ativar a educação na pequena escala.

© Jeroen Musch

O edifício educativo de cinco pavimentos conta com mais de 600 modernos espaços de estudo e possuem uma estrutura flexível com espaço para um eventual programa substituto. Durante os primeiros anos, Polak também é local de trabalho temporário da Biblioteca Universitária. Com o tempo, o edifício deve proporcionar alojamento à comunidade científica. Deste modo, Polak está respondendo às tendências educativas atuais e aos futuros desenvolvimentos. 

© Jeroen Musch

Foco nos usuários

O interior do edifício educativo está centrado completamente nas necessidades de diferentes usuários. A base do edifício oferece espaços comerciais, como lavanderia, salão de beleza, armários de segurança, uma loja do campus e uma sala de conferências temporária. A fundação do edifício é complementada com um serviço de impressões de Canon, uma Studystore e a agência de emprego de Randstad.

© Jeroen Musch

Para garantir que grandes grupos de estudantes possam se mover livremente entre a entrada e suas aulas, estes espaços se concentram no primeiro pavimento. Os estudantes que preferirem estudar de forma independente ou em grupos pequenos encontram um ambiente de estudo tranquilo e silencioso nos pavimentos superiores. Uma grande escadaria espiral envolve o átrio e guia os estudantes das áreas de estudo superiores.

Corte
Corte

Um átrio preenchido por luz natural conecta todos os pavimentos. Uma característica única pode ser encontrada no teto do átrio de vidro que incorpora células solares que, quando o sol brilha, são visíveis em todo o átrio como padrões na sombras.

© Jeroen Musch

Materiais sustentáveis e ventilação natural

A Universidade Erasmus aspira ser um dos campus mais sustentáveis de seu país e os materiais utilizados no interior deste edifício contribuem para isso. Os interiores são puros e quentes, devido a grande quantidade de madeira utilizada, assim como as cores recorrentes do amarelo, laranja e vermelho. Além disso, as mesas de leitura do primeiro pavimento, que possuem com seis metros de longitude, foram fabricadas com 'madeira urbana', o que significa que foi feita a partir de árvores cortadas pela prefeitura da cidade de Rotterdam. Todos os revestimentos se baseiam apenas em resinas naturais.

© Jeroen Musch

Além disso, o edifício Polak incorporou um sistema de controle climático, eficaz isolamento, ventilação natural e instalações técnicas reduzidas ao mínimo. A fachada por onde flui o ar fresco é única e possui janelas operáveis que podem ser operadas manualmente. As diferenças na profundidade dos revestimentos ajudam a proteger os vidros da luz solar direta. Conjuntas, estas medidas sustentáveis dão lugar a uma calefação de GPR de 8,5. O GPR é um instrumento de medição holandesa reconhecido oficialmente e utilizado para calcular o respeito de um dado edifício em relação ao meio ambiente.

© Jeroen Musch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rotterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade Erasmus Rotterdam / Paul de Ruiter Architects" [Erasmus University Rotterdam / Paul de Ruiter Architects] 23 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797640/universidade-erasmus-rotterdam-paul-de-ruiter-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.