Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos

Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Mesa, VigaAgroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - FachadaAgroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - CadeiraAgroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 5 de 51Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Mais Imagens+ 46

  • Colaboradores : Juliano Ribas Silva, Marta Pinheiro de Almeida, Rita Breda
  • Engenharia: Omega
  • Maquete: Patrícia Morais, Ricardo Amaral
  • Cidade: Melgaço
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Floresta, Jardim
© Juan Rodriguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma propriedade composta por uma habitação em ruínas, terreno de cultivo, vinha e pinhal. Os clientes pretendem recuperar e ampliar a habitação para instalar um empreendimento de Agro-Turismo e ainda construir uma adega e uma área de prova de vinhos, sendo eles produtores.

Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Mesa, Viga
© Juan Rodriguez
Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 44 de 51
Plantas Piso 0 e 1
Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Iluminação, Janela, Cadeira, Viga
© Juan Rodriguez

A ampliação dará origem a um novo volume, em diálogo e com uma relação de implantação semelhante à do volume existente, encostando-se ao muro do socalco imediatamente abaixo. A volumetria repete-se, respeitando a escala e a tradição; se no volume a recuperar se mantém o aparelho de pedra granítica e o tipo de telha, o novo volume reinventa-se pela materialidade contemporânea que enriquece o diálogo, através de um revestimento em placagem de betão pré-fabricado. Os acabamentos interiores das duas casas, em contraste com a dureza austera do exterior, serão em madeira.

Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 49 de 51
Axonométrica Explodida

Entre os dois volumes gera-se uma zona verde de lazer que corresponde à cobertura vegetal da adega e prova de vinhos, sendo este volume imperceptível volumetricamente, apenas denunciado pelo grande vão aberto no muro de pedra, que permite a vista sobre a vinha e a linha de água existente.

Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fachada
Cortesia de Correia/Ragazzi Arquitectos

Esta proposta prevê garantir uma melhor relação desde a entrada no terreno com a vinha existente ao lado e o conjunto composto pelos dois volumes que enquadra e valoriza os socalcos existentes, que se pretendem valorizar e recuperar de acordo com as características originais. 

Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 8 de 51
© Juan Rodriguez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Agroturismo em Melgaço / Correia/Ragazzi Arquitectos" 02 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797557/agroturismo-em-melgaco-correia-ragazzi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.