Envelope Estrutural de "O Nosso Futuro" / SUTD Advanced Architecture Laboratory

Envelope Estrutural de O Nosso Futuro / SUTD Advanced Architecture Laboratory - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: SUTD Laboratório de Arquitetura Avançada; SUTD Laboratório de Arquitetura Avançada
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oddinary Studios
© Oddinary Studios

Sobre a Exposição "O Nosso Futuro"

O Laboratório de Arquitetura Avançada (AAL) da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura (SUTD) foi contratado para projetar este grande envelope estrutural do edifício para a exposição 'O Nosso Futuro' no final de 2014. Os visitantes da exposição vivenciam um impressionante jogo de luz e sombra projetado por uma grade de metal, como um 'passeio em uma floresta imaginária'. A exposição em si, no Gardens by the Bay, é uma experiência imersiva, multi-sensorial que oferece um vislumbre das possibilidades de como singapurianos podem viver, trabalhar, brincar, cuidar e aprender no futuro. A exposição os incentiva a compartilhar suas esperanças e sonhos para si, sua família e sua nação, e de participar na condução da viagem de Singapura para o futuro. É o evento principal do Jubileu de Ouro (SG50) e estará em cartaz por 100 dias.

Axonometric

Fundamentação e Inspiração por trás do projeto

"O Nosso Futuro" explora um novo diálogo entre arquitetura e natureza para os trópicos através do uso de design avançado e tecnologia de fabricação.

© Oddinary Studios

O efeito de filtragem de luz do projeto baseia-se em cerca de 11.000 painéis de alumínio triangulares de diferentes perfurações que produzem padrões geométricos intrincados de porosidades variadas. O projeto utilizou ferramentas computacionais de ponta para analisar os dados ambientais, como fatores de iluminação natural e ventos predominantes, visando proporcionar uma pele estrutural que gerasse sombras e efeitos visuais que lembrassem uma floresta tropical. A partir de ferramentas computacionais paramétricas, esta análise forneceu desenhos executivos automáticos que levaram em consideração as tolerâncias da estrutura de aço e montagem. A estrutura do telhado se estende por cerca de 40 metros e se eleva por cerca de 16 metros com uma profundidade estrutural de não mais de 20 centímetros.

© Oddinary Studios

Espacialmente, o projeto conecta os vários programas da exibição. Ele direciona o caminho dos visitantes e proporciona vistas da cidade adjacente e do Gardens by the Bay.O projeto reinventa a vivência de um espaço tropical, proporcionando uma experiência confortável, original, multi-sensorial e climaticamente apropriada para ser apreciada por todos.

Diagram

Experiência

O envelope estrutural do edifício para a exposição 'O Nosso Futuro', do AAL, foi baseado em uma exposição do seu trabalho noCentro Nacional de Design de Singapura (NDC). A exposição no NDC apresentou um protótipo de uma estrutura adequada ao clima que o laboratório foi convidado para projetar, desenvolver e exibir na Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, em 2014.

© Oddinary Studios

Assim como acontece com a maioria dos projetos do AAL, "O Nosso Futuro" envolveu professores, pesquisadores e estudantes de arquitetura e design sustentável da universidade. Para a implementação do projeto, o laboratório trabalhou em estreita colaboração com o Pico Art International, a empresa de gestão de eventos e planejamento no comando geral da exposição, os consultores estruturais S. H. Ng e Passage Projects, assim como a empreiteira Protag.

© Oddinary Studios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:30 Marina Blvd, Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Envelope Estrutural de "O Nosso Futuro" / SUTD Advanced Architecture Laboratory" ['Future of Us' Structural Building Envelope / SUTD Advanced Architecture Laboratory] 16 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797392/envelope-estrutural-de-o-nosso-futuro-sutd-laboratorio-de-arquitetura-avancada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.