Lisboa ganhará um mural de azulejos monumental do artista André Saraiva

O jardim Boto Machado, em Lisboa, localizado próximo à Feira da Ladra em Campo de Santa Clara, receberá no próximo dia 21 de outubro um monumental mural com 52.738 azulejos pintados à mão pelo artista André Saraiva. Com 1.080 m² e 188 metros de extensão, os elementos coloridos e contrastantes do mural destacam a estética empregada por Saraiva. Os elementos cerâmicos foram produzidos pela indústria portuguesa Viúva Lamego através de técnicas artesanais de produção, sob direção do próprio artista.

Produção do mural. Image Cortesia de MUDE

O mural de Saraiva oferece uma reinterpretação da cidade de Lisboa, marcada pelo otimismo e poética que caracterizam sua obra. Em seu mural panorâmico, o artista narra o passado e presente de Lisboa mesclados com referências de suas cidades favoritas do mundo.

Dentre os ícones da cidade mostrados no mural estão o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a ponte 25 de Abril, o Elevador de Sta. Justa e a praça de touros Campo Pequeno. Estes edifícios são colocados contra um fundo de tons brancos e azulados que conotam o céu português e o Rio Tejo.

Construção do mural. Image Cortesia de MUDE

O artista português, também conhecido como André, Monsieur A. ou Monsieur André, é autor de um grande número de obras reconhecidas em diversos museus e galerias de arte contemporânea do mundo e foi tema de uma exposição no MUDE, de Lisboa, em 2014.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Lisboa ganhará um mural de azulejos monumental do artista André Saraiva" 17 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797348/lisboa-ganhara-um-mural-de-azulejos-monumental-do-artista-andre-saraiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.