Veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival Lisboa 2016

Arquiteturas, o festival de cinema onde a arquitetura ocupa o lugar de destaque, regressa a Lisboa de 12 a 16 de outubro deste ano e será dedicado ao tema “Rehab Nation”. O Arquiteturas marca o calendário cultural lisboeta com um programa dedicado à descoberta, reflexão e criação contemporânea, onde arquitetura e cinema se cruzam para proporcionar ao público um cartaz de filmes ímpar, que é alargado a conversas, master classes, visitas-guiadas, workshops, entre outras atividades que animam várias salas de cinema e outros locais emblemáticos da cidade.

Anualmente o festival promove um concurso internacional destinado a selecionar filmes para exibição no seu cartaz. Em 2016 os filmes selecionados através do open call competem em quatro categorias distintas, que serão avaliadas e premiadas por um júri formado por peritos convidados, às quais acresce um prêmio atribuído por votação direta do público. 

O propósito do Arquiteturas é descobrir e apresentar filmes dirigidos por cineastas, artistas e outros criadores, que através da imagem em movimento intersetem ou ampliem as linguagens do cinema, da arquitetura, do design e das artes visuais. “O Arquiteturas parte da arquitetura, mas como festival de cinema dedica-se à interseção de disciplinas e práticas de criação artística, baseadas na imagem em movimento. O que resulta na apresentação de um cartaz e programa singulares, com filmes que nos proporcionam visões ricas e transdisciplinares do contexto contemporâneo.”, sublinha Sofia Mourato, Diretora e Fundadora do Arquiteturas Film Festival.

O Arquiteturas Film Festival integra quatro categorias de competição e atribuirá cinco prêmios, são estes: Prêmio para Melhor Filme Internacional, Prêmio Melhor Filme Português, Prêmio Novo Talento, para portugueses ou estrangeiros em estreia no festival, Prêmio para Melhor Filme Experimental, para trabalhos que explorem novas abordagens à imagem em movimento ou contribuam para ampliar a linguagem cinematográfica, e Prêmio do Público atribuído pela audiência ao melhor filme em ambas as competições nacional e internacional.

As categorias e prêmios para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Português destinam-se a ambos os formatos - curtas metragens até 49 minutos e filmes com uma duração superior a 50 minutos. Apenas os filmes concluídos após o dia 1 de janeiro de 2015 serão admitidos em competição, contudo no festival podem ser exibidos filmes fora da competição que tenham sido concluídos antes desta data.  

Baixe a programação completa do Arquiteturas Film Festival 2016, aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival Lisboa 2016" 07 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796685/veja-a-programacao-completa-do-arquiteturas-film-festival-lisboa-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.