Home Back Home #03 Ana Mombiedro / Enorme Studio

Home Back Home #03 Ana Mombiedro / Enorme Studio - Mais Imagens+ 23

  • Projeto Inicial: PKMN Architectures
  • Equipe Enorme Studio: Carmelo Rodríguez, David Pérez, Rocío Pina
  • Patrocinador: IKEA Espanha
  • Participantes: Simon Geneste, Matteo William Salsi, Giovanni Zabanoni, Celia Gómez, Irene Ayala, Adrián De Miguel, Alba Peña, Mariate Ovejas , Omar Santiago
  • Cliente: Ana Mombiedro
  • Localização: IKEA Lab / COAM / Instituto Do It Yourself
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
1

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ana Mombiedro voltou à casa depois de vários períodos de estudos na Finlândia e nos Estados Unidos. Madri será o local onde ela terminará sua tese de doutorado sobre neurociência e espaço arquitetônico, mas também onde ela compartilhará um apartamento com seus irmãos, sem dormitório próprio, mas apropriando-se de uma parte da sala.

Através deste projeto Home Back Home patrocinado por IKEA, trabalhamos na transformação deste espaço de sala em um dormitório e sala de estudo sem perder o caráter social e festivo de qualquer espaço comunitário dentro de uma residência.

© Javier de Paz García

Aproveitando o patrocínio de IKEA, aproveitamos de vários de seus móveis clássicos, como o tamborete BEKVÄM, para gerar um ambiente de trabalho isolado da sala, uma cama que aparece e desaparece segundo a necessidade e uma pequena grade que serve ora para armazenar mais de quarenta pares de sapato, roupas, livros, e ora transforma-se no prolongamento do espaço público da residência em situações de festa e reuniões familiares.

2
© Javier de Paz García

Quais são os novos modelos de habitabilidade derivados da mudança de paradigma social e da crise econômica?

Detalhe

Home Back Home propõe atuar utilizando esta mudança de paradigma, não como um fracasso, mas como uma oportunidade a partir da qual se fomenta uma "despadronização" dos processos de emancipação por meio da construção (em colaboração com os jovens) de uma série de ferramentas que incentivem o surgimento de posturas proativas frente à mudança e à crise por parte desses jovens.

© Javier de Paz García

As pautas convencionais segundo as quais o processo de emancipação era visto como uma paisagem linear e sequencial entre a formação, o trabalho, a saída de casa, e a construção da nova família, concluindo de forma unívoca no fortalecimento da autonomia pessoal e já não constituem um paradigma válido a partir do qual gera-se legitimidade às escolhas pessoais realizadas por um jovem na construção de sua biografia pessoal.

Detalhe
Detalhe

A mudança de contexto na qual se inserem os modos emergentes de transição à vida adulta supõe uma situação complexa na qual se produz uma ruptura das opções biográficas tradicionais e socialmente aceitas. Esta mudança se faz especialmente relevante no que diz respeito à saída de casa como evento que deixou de ser inequívoco ou irreversível, e, em muito casos, possível.

© Javier de Paz García

Home Back Home desenvolve, assim, um processo de acompanhamento, negociação e intervenção que persegue implicar, por meio de metodologias de desenho colaborativo e todos os habitantes da residência, assim como diversos agentes do âmbito acadêmico, cultural e ativista para chegar à construção de novos protótipos habitacionais mais amáveis e eficientes.

© Javier de Paz García

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Home Back Home #03 Ana Mombiedro / Enorme Studio" [Home Back Home #03 Ana Mombiedro / Enorme Studio] 03 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796525/home-back-home-number-03-ana-mombiedro-enorme-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.