Estação New Street em Birmingham / AZPML

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 2 de 23Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 3 de 23Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 4 de 23Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 5 de 23Estação New Street em Birmingham / AZPML - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: AZPML
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  91500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Callejas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Effisus, Erco, Vector Foiltec
  • Equipe De Projeto: Alejandro Zaera-Polo Manuel Eijo, Guillermo Fernandez-Abascal, Charles Valla, Christof Trenner, Tommaso Franzolini, Lola Fernandez, Sukyeong Kim, Carmen Sagredo, Takeru Sato, Penny Sperbund, Niklavs Paegle, Tobias Jewson, Mio Sato, Manuel Távora
  • Arquiteto Executivo: Atkins
  • Arquitetura Interiores: Haskoll Architects
  • Engenharia Estrutural: AKT II, Atkins
  • Contratadores E Fornecedores: NG Bailey, Coleman & Company, Elliott Thomas, Martifer UK, Fireclad, MPB, SAS, Vector Foiltech, Glazzard
  • Gestão Do Projeto: MACE
  • Mechanical & Electrical Consultant: Hoare Lea (MEP), Atkins
  • Cidade: Birmingham
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 6 de 23
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nova Estação da Rua Birmingham é um importante centro intermodal de transportes e um elemento chave do domínio público da cidade. Ocupando uma posição geográfica importante e com grande fluxo de tráfego, proporciona a primeira impressão de Birmingham para um grande fluxo de visitantes de Midlands.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 8 de 23
© Javier Callejas

A proposta para este centro de transportes busca produzir uma arquitetura icônica, que além de criar uma bela impressão, será capaz de comunicar com o público a clara função do edifício e o caráter de sua localização bem no centro da cidade. Para isso, buscou-se expressar a natureza dinâmica no tema de estação de trens.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 5 de 23
© Javier Callejas

As geometrias do movimento e a distorção da percepção produzidas por ele foram a inspiração para a expressão arquitetônica do projeto. As formas das bifurcações, ondulações e geometria dos trilhos foram transferidas e incorporadas na volumetria do edifício e destacar seu caráter histórico como centro de transportes, onde variados sistemas de transporte - como os famosos canais, as ruas romanas - convergem e se sobrepõem. O projeto tem como objetivo desencadear uma nova percepção das instalações urbanas em torno da estação, ao refletir áreas específicas da paisagem urbana em torno da estação.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 14 de 23
Corte
Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 13 de 23
Planta
Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 15 de 23
Corte

A abordagem do desenho buscar restabelecer a consistência entre forma e expressão no projeto da nova estação, seja no seu revestimento ou na reorganização do edifício. A antiga estrutura do edifício foi construída para uma função diferente da que exerce agora, em termos visuais e organizacionais. Como o revestimento não pode se relacionar com o interior do edifício por razões práticas, o desenho da fachada se relaciona com o espaço externo, fazendo da cidade um instrumento para intensificar a percepção da vida urbana no centro de Birmingham, ao invés de tentar revelar sua estrutura interna.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 10 de 23
© Javier Callejas

A abordagem é a evolução necessária dos dogmas modernistas de transparência em direção a uma abordagem mais pragmática e estratégica necessária para dirigir as complexidades da cultura contemporânea.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 12 de 23
© Javier Callejas

Ao tornar a camada de proteção da chuva em uma envoltória reflexiva em aço inoxidável, a Nova Estação da Rua Birmingham foi projetada para produzir um reflexo controlado do entorno urbano para figurar o céu da cidade, a multidão de passageiros, os trens entrando e saindo da estação, os tons quentes do nascer e pôr do sol e outras dinâmicas presente na paisagem. Para destacar os quatro pontos de acesso principal, telas de mídia em formato de olhos foram integrados na fachada.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 4 de 23
© Javier Callejas

O campo de reflexões que constitui a envoltória externa do edifício e produz sua consistente identidade diferencia, dependendo das oportunidades de cada lateral do edifício.

Estação New Street em Birmingham / AZPML - Imagem 23 de 23
Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Birmingham, West Midlands, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estação New Street em Birmingham / AZPML" [Birmingham New Street Station / AZPML] 21 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795567/nova-estacao-da-rua-birmingham-azpml> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.