Sede Communique / DaeWha Kang Design

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 2 de 19Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 3 de 19Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 4 de 19Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 5 de 19Sede Communique / DaeWha Kang Design - Mais Imagens+ 14

  • Arquiteto Local: Chowon Partners Kim, Deuk Yong
  • Consultoria Sustentabilidade: Younha Rhee
  • Inovação: Michal Wojtkiewicz
  • área Do Terreno: 320 m2
  • área Construída: 157 m2
  • área Bruta: 960 m2
  • Representante Do Cliente / Gestor Do Projeto: Lee, Young Hee
  • Cliente: Communique, Ltd (CEO - Jackie Myung Shin).
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 5 de 19
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. DaeWha Kang Design empreendeu uma renovação e restauração completa de um edifício de escritórios de 1980, transformando a envolvente do edifício para cumprir com as normas ambientais atuais, criando uma declaração visual audaz dentro de um bairro antigo e deteriorado. Um estacionamento abaixo do edifício, antes abandonado, foi transformado em um espaço cristalino de aço inoxidável, cheio de luz em um jogo audaz de reflexões. A nova sede Communique em Yongsan, Seul, abrigará uma empresa de relações públicas com cinquenta pessoas, assim como uma cafeteria no térreo e um espaço para eventos no terraço com a intenção de conferir uma nova vida ao seu redor.

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 18 de 19
Diagrama/Corte

O desafio do projeto do café ao ar livre era criar um lugar acolhedor e memorável apesar do baixo gabarito da regulamentação local que requeria manter o balanço em profundidade. A solução de revestir o teto com painéis de aço inoxidável com espelhos duplica a altura percebida do espaço, enquanto a coluna central existente proporciona um ponto focal escultórico. Foi utilizado um desenho de vanguarda e tecnológico para proporcionar uma lógica de construção acústica às formas expressivas; a dobradura dos painéis e a gradação do seu tamanho estão impulsionadas pelas exigências da curvatura geométrica e a economia do material.

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 3 de 19
© Kyungsub Shin

A mesma malha distorcida é utilizada no revestimento em granito da fachada principal do edifício. Neste caso, os painéis de granito planos reduzem seu tamanho até a parte mais visível do edifício, também proporcionam uma matriz dinâmica que tem uma sólida justificação ambiental. Enquanto a fachada oeste converte-se na longa fachada norte, a distorção cria janelas de correr de diferentes alturas, com menos envidraçamento na parte superior para minimizar os efeitos de deslumbramento no interior e mais envidraçamento na parte posterior para proporcionar iluminação natural onde é mais necessária. O desenho algorítimo foi utilizado para criar redes de subdivisão secundárias dentro do padrão de granito, o que facilita o abastecimento de materiais e a instalação, além de economizar em grande medida. 

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 7 de 19
© Kyungsub Shin

O conceito dos interiores é organizado em torno do princípio de melhorar o bem-estar do funcionário e a produtividade através do desenho. Enquanto se trabalhava dentro das limitações de uma estrutura existente, o desenho oferece tanto salas de reuniões tradicionais como unipessoais, do estilo cabine-telefônicas, para ajudar os empregados a gestionar as interrupções de ruído. Os espaços de colaboração criativa permitem o trabalho informal e a reunião dentro da área principal de trabalho.

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 11 de 19
© Kyungsub Shin

A recente pesquisa acadêmica vinculou as melhoras na saúde e bem-estar dos funcionários com vistas à natureza dentro da área de trabalho. O sistema de armazenamento dos espaços de escritórios estão integrados com lírios Spathiphyllum, provados por científicos da NASA para limpar o ar de cinco toxinas gasosas interiores mais comuns. Este enfoque integrado à biofilia faz das plantas parte do espaço e, também, cria algumas pequenas áreas para o descanso e a contemplação dentro de uma jornada de trabalho. A qualidade do ar é ainda mais pela supressão do forro falso existente, aumentando o volume total de ar no espaço. Simulações dinâmicas computacionais de fluídos foram utilizadas para orientar a abertura das janelas para criar um fluxo circular sutil porém dinâmico de ar fresco através dos escritórios. O arquiteto e o cliente trabalharam juntos para fazer estudos comparativos da qualidade do ar, assim como a análise estatística do absenteísmo por parte dos funcionários nos escritórios anteriores e novos. 

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 10 de 19
© Kyungsub Shin

O envidraçamento da cafeteria no térreo está desenhado com o máximo compromisso com o exterior. As fachadas da rua principal são de vidro, do teto ao solo, enquanto as portas dobráveis abrem-se diretamente até o terraço protegido sob o espelho. O subsolo abriga um espaço multifuncional que pode ser utilizado pelos funcionários para reuniões, pelos visitantes do café e, contratado por pequenas empresas locais que necessitem de espaços para reuniões esporádicas. O terraço está desenhado com uma referência sutil à tipologia de pátio hoerang coreano, com uma cobertura de madeira que rodeia um pátio central pavimentado com cascalho. 

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 2 de 19
© Kyungsub Shin

A Sede Communique foi ganhadora do Prêmio do Ministério da Coreia de Renovação de Terra, como melhor projeto de reutilização e adaptação na Coreia, 2015, e também com o Prêmio da Coreia para o Desenho Ambiental. 

Sede Communique / DaeWha Kang Design - Imagem 8 de 19
© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yongsan-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Communique / DaeWha Kang Design" [Communique Headquarters / DaeWha Kang Design] 05 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795442/sede-communique-daewha-kang-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.