EILD 2016 - Encontro Ibero-americano de Lighting Design

“Amanhã o que for será outra coisa,
E o que eu vir será visto por olhos recompostos,
Cheios de uma nova visão” Fernando Pessoa

Transformar, transcender. O espírito do EILD propõe novas formas de transmitir os valores do design de iluminação, enfatizando a comunicação e colaboração entre todas as disciplinas relacionadas com a profissão. Além de focar na discussão sobre processos criativos e ter um formato diferenciado que oferece um mix de atividades, o Encontro reafirma a pertinência do espírito colaborativo, tão necessário em tempos atuais.
O EILD 2016 busca a interação com a cidade através de parcerias com diversas instituições e projetos, foi pensado para Ouro Preto e amplia projetos existentes, deixando legados.

Ouro Preto será presenteada em diversos momentos. O Programa Sentidos Urbanos recebeu o desafio de atender os 280 participantes do evento, o que estimulou a criação de um novo roteiro noturno e uma monitoria assistida a estudantes de arquitetura e urbanismo da UFOP, que vão aprender a metodologia do Programa e participar do processo de realização dos Roteiros Sensoriais.

Com as Intervenções Urbanas, a cidade faz parte do processo de construção da obra, desde o jurado – formado por profissionais do IPHAN e do IFMG, à sua execução. A FAOP receberá os autores dos projetos selecionados em Concurso para uma residência artística em seu ateliê de artes, onde seus alunos participarão de workshops para o desenvolvimento de temas artísticos com referências locais, que vão integrar a obra. Parte da celebração da Festa de Santa Efigênia, a comunidade ouro-pretana começará a intervir nas obras antes mesmo dos participantes do EILD. Após a realização do evento, as duas Intervenções serão doadas para a cidade e integradas ao projeto Arte no Campus, com a guarda do IFMG.

A Casa dos Contos, importante monumento e museu da cidade, possui uma extensa programação de exposição de artistas locais e de outras origens. Receberá a doação do projeto, dos produtos e da execução da renovação da iluminação e das instalações elétricas da Sala de Exposições Temporárias Tarquínio J. B. Oliveira, fruto de uma parceria entre a AsBAI, o EILD, o laboratório de iluminação da UFOP, a própria Casa e a Iluminar, que fez o patrocínio adicional dos produtos. A nova luz da Casa dos Contos será inaugurada em conjunto com a Mostra Panorama, de projetos Ibero-americanos de Iluminação.

Os 7.L.I.G.H.T.Set também proporcionam monitoria a estudantes de design, arquitetura e urbanismo da UFOP e da UFMG, que estarão imersos nos aspectos trabalhados pelo Encontro interagindo com os sete designers e os participantes, uma oportunidade única de interação e aprendizado.

Com o oferecimento da AsBAI, o CINEARQ - Mostra de Cinema e Arquitetura de Ouro Preto e iniciativa da UFOP - acolherá os participantes do EILD 2016 para a sessão do documentário “The City Dark”, que reflete sobre as consequências da poluição luminosa e da sociedade 24h. O documentário seguirá de um debate entre professores, alunos e participantes do evento. O documentário também será disponibilizado para os demais parceiros do evento e para a população de Ouro Preto, com o objetivo de estimular a criação de um entendimento crítico sobre as consequências da iluminação urbana.

Muitos são os legados – materiais e imateriais. A beleza do EILD 2016 é que ele transcende o Lighting Design!

Aproveitamos para compartilhar a grade completa do evento! O Studio Drift, premiado coletivo holandês que explora as fronteiras entre tecnologia, arte e natureza, fará a palestra “Qualidades da Luz como Linguagem”.

Confira a programação final com todos os palestrantes e panelistas em http://pt.eild.org/programacao-eild-2016/

Convidamos todos a fazerem parte deste grande processo criativo e coletivo na cidade de Ouro Preto! Faça sua inscrição: http://pt.eild.org/inscricao/

  • Título

    EILD 2016 - Encontro Ibero-americano de Lighting Design
  • Tipo

    Evento
  • Website

  • Organizadores

    AsBAI - Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação
  • De

    21 de Setembro de 2016 11:00 AM
  • Até

    24 de Setembro de 2016 11:30 PM
  • Onde

    Ouro Preto
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "EILD 2016 - Encontro Ibero-americano de Lighting Design" 15 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795320/eild-2016-encontro-ibero-americano-de-lighting-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.