X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo - Deslocamentos

A X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (X BIAU) já tem data confirmada e acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro deste ano em São Paulo. Um dos eventos mais prestigiados de arquitetura e urbanismo da América Latina e Península Ibérica, a BIAU traz como lema este ano "Deslocamentos".

Os deslocamentos das pessoas historicamente deram lugar a transformações das cidades e dosterritórios, nas quais não contam só os edifícios.  

Estas transformações se produzem dentro do complexo campo configurado por forças de significados muito diferentes e que vão dos movimentos das pessoas, causadas pelas migrações do meio rural às novas megalópoles, aos movimentos que supõem o abandono dos centros urbanos. A combinação dessas forças com outros movimentos, como a mudança dos modelos econômicos urbanos, traz consigo novas necessidades, como a renovação e ampliação das cidades e a ordenação integral do território.  

A arquitetura e o urbanismo são as ferramentas adequadas para canalizar soluções, tanto materiais como conceituais, que vão da imensa escala territorial até a mais elementar construção de alojamento.  

A Bienal Iberoamericana deve prestar contas de quanto sucesso se obteve nesse sentido, por arquitetos e instituições no amplo e heterogêneo espaço dos lugares e sociedades que abarca.

A BIAU deste ano tem como curadores o Ángela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa (Paredes Pedrosa), arquitetos pela ETSA de Madrid, onde são professores de Projeto Arquitetônico. Além disso, a dupla atua como professores convidados de outras universidades espanholas e estrangeiras, incluindo a Escuela de Arquitectura de Pamplona, Universidad de los Andes, na Colômbia e IUAV de Veneza. Críticos e conferencistas em GSD Harvard, ETH Zurich, Accademia di Architettura di Mendrisio e EPFL Lausanne, entre outros.

Ángela e Ignacio atuaram também como curadores do Pavilhão da Espanha na VI Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 1996, e curadores da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo 2012 em Cádiz.

Alvaro Puntoni é o curador responsável por estabelecer a ponte com o Brasil e conta com o auxílio dos curadores nacionais - um de cada país ou região participante:

  • Argentina - Mónica Bertolino
  • Brasil - Angelo Bucci
  • Bolívia - Fernando Martínez
  • Caribe - Francisco Rodríguez
  • Centro-América - Sandra Gutierrez Poizat
  • Chile - David Basulto
  • Colômbia - Daniel Bonilla
  • Equador - José María Sáez
  • Espanha - Begoña Díaz-Urgorri Emparanza, Juan Domingo Santos e Carmen Moreno Alvarez
  • México - Frida Escobedo
  • Paraguai - Javier Corvalán Espínola
  • Peru - Barclay & Crousse Arquitectos
  • Portugal - Ricardo Bak Gordon
  • Uruguai - Rubén Otero
  • Venezuela - Franco Micucci

A abertura da X BIAU acontecerá às 14h do dia 10 de outubro com uma cerimônia em que estarão presentes o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, o presidente do IAB-SP, José Armênio, e o presidente da CSCAE, Jordi Lludevid. A partir de então seguirão as atividades previstas na programação da BIAU, que acontecerão no Auditório do Ibirapuera e no Porão das Artes Ibirapuera.

Para se inscrever nas atividades gratuitas da X BIAU, clique aqui.

SOBRE A BIAU

A Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) é uma iniciativa do Governo da Espanha,em colaboração com diversas instituições iberoamericanas, consolidada após a realização de nove edições anteriores, como uma das referências fundamentais para compreender a situação atual e prospectiva da arquitetura e do urbanismo na comunidade iberoamericana.

Eduardo Souto de Moura recebe o Prêmio Ibero-americano de Arquitetura e Urbanismo da BIAU

Ganhadores do Prêmio Panorama de Obras da X BIAU

Publicações e vídeos selecionados para a X BIAU

Conheça os 194 projetos selecionados para participar na X BIAU em São Paulo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo - Deslocamentos" 14 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795305/x-bienal-ibero-americana-de-arquitetura-e-urbanismo-deslocamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.