O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fotógrafo documenta os famosos azulejos portugueses no livro "Azulejos Padrão"

Fotógrafo documenta os famosos azulejos portugueses no livro "Azulejos Padrão"

Fotógrafo documenta os famosos azulejos portugueses no livro "Azulejos Padrão"
Fotógrafo documenta os famosos azulejos portugueses no livro "Azulejos Padrão", © Fernando Veiras, via Facebook
© Fernando Veiras, via Facebook

O Largo da Graça é um autêntico estúdio para o fotógrafo Fernando Veiras. Mesmo por entre os edifícios, os azulejos padrão nas fachadas destacam-se. Fernando apenas tem de tirar do bolso a lente e encaixá-la na câmera. Depois começa a sessão. Dos pormenores de um azulejo que falta, de um outro que foi substituído por um padrão diferente, ou pelo conjunto da fachada, vão surgindo várias perspectivas. “Em qualquer rua há um azulejo para fotografar”, diz com fascínio. Ainda no largo, já começa a avistar a Vila Berta mesmo ali ao virar na esquina. E tem sido a percorrer as ruas de Lisboa, que Fernando Veiras chegou ao livro Azulejos Padrão.

Foi por paixão que Fernando veio viver em Portugal há 11 anos. Natural da Galiza, já tinha visitado o Porto várias vezes e algumas Lisboa, mas admite que não conhecia bem a cidade. O encanto pela capital portuguesa não tardou e muito se deve aos azulejos. 

via http://ppl.com.pt/pt/prj/azulejospadrao
via http://ppl.com.pt/pt/prj/azulejospadrao

Há oito anos que começou a fotografar os azulejos. Há dois anos, percebeu que as fotografias tinham qualidade e podia fazer algo com elas. Motivado pelos amigos, inicia o processo de reunir os azulejos fotografados num livro. Mas a seleção não foi fácil. Ao todo, em dois anos, Fernando tirou mais de duas mil fotografias, destas, conseguiu escolher mil. Deixou a tarefa para três amigos. No final, foram selecionadas 260 fotografias.

Os azulejos fotografados por Fernando não são perfeitos e podem estar acompanhados por uma fita das marchas ou um graffiti. Isso pode ver-se logo pela capa, que é composta por um azulejo partido. Ao ter na mão o livro é quase como se tivéssemos um azulejo. Ligeiramente maior, com 16,5 cm., é quadrado e tem 160 páginas. Faltava uma editora e orçamento para a publicação. Das editoras não teve resposta, por isso optou por “auto-editar” o livro. Para reunir algum dinheiro, seguiu o exemplo de uma amiga que conseguiu publicar uma guia através de financiamento coletivo.

Vivendo em pleno centro de Lisboa, Fernando é dos poucos moradores de seu prédio. Desde que chegou a Lisboa tem sentido a mudança da cidade e do centro histórico e a intensificação do turismo. Assim, aponta este livro como um ponto de viragem na cidade. “Uma fotografia é um momento e estou a preservar esse momento.” Também defende que estes são tempos áureos para os azulejos de padrão. “Hoje têm muita importância como elementos decorativos e arquitetônicos.”

Saiba mais sobre o projeto de Fernando Veiras no Facebook ou no Instagram.

Via Público.pt

Sobre este autor
Pedro Ribeiro Nogueira
Autor
Cita: Pedro Ribeiro Nogueira. "Fotógrafo documenta os famosos azulejos portugueses no livro "Azulejos Padrão"" 11 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795013/fotografo-documenta-os-famosos-azulejos-portugueses-no-livro-azulejos-padrao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.