Casa Areia / Débora Aguiar

Casa Areia  / Débora Aguiar - Fachada, Jardim, AidoCasa Areia  / Débora Aguiar - Jardim, AidoCasa Areia  / Débora Aguiar - Mesa, Cadeira, Viga, PátioCasa Areia  / Débora Aguiar - Imagem 5 de 51Casa Areia  / Débora Aguiar - Mais Imagens+ 46

Trancoso, Brasil
  • Arquitetos: Débora Aguiar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  530
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Antonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armani / Casa, Arte Aplicada, Artefacto Beach and Country, Bertolucci, Caesarstone, Carlos Mota, Casual Exteriores, Decor Banho, Dell’Abitare, Dpot, Emporio Beraldin, Etel, FAS, Fibra Nativa, Franccino, Galo Ferragens, Galpão D’Ajuda, Holly Hunt, Interni, Keyato, +13
  • Cidade: Trancoso
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Areia  / Débora Aguiar - Fachada, Jardim
© Marco Antonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência, localizada em Trancoso no sul da Bahia, tinha com premissa a integração dos espaços de forma privilegiar o convívio entre as pessoas trazendo a exuberante paisagem para dentro da casa.

A integração entre a paisagem e a residência foi um dos pontos chave para o sucesso do projeto, ela está completamente integrada, de um lado trás o jardim tropical para dentro da residência através de grandes vãos fechados com madeira e vidro e de outros se abre para o jardim e o mar através da varanda e a piscina.

Casa Areia  / Débora Aguiar - Janela, Jardim, Aido
© Marco Antonio
Casa Areia  / Débora Aguiar - Imagem 42 de 51
Planta - Térreo

A área social, composta, lavabo, estar, área gourmet e varanda, é totalmente integrados e ligados a área de lazer, piscina e jardim. Pé-direito alto, grandes aberturas em madeira e vidro, textura em piso e paredes e forro ajudam na integração interior e exterior e num tom areia reforçam a denominação da residência Casa Areia.

Casa Areia  / Débora Aguiar - Janela, Terraço
© Marco Antonio

Arquitetura de tons suaves que vão do bege, areia ao marrom envelhecido contrastam com verde intenso do paisagismo e o sempre azul e ensolarado mar e céu de Trancoso.

A circulação íntima toda em vidro, parede e teto, dá impressão de estarmos andando dentro do jardim com o céu como teto, toda esta transparência ilumina e ventila a residência trazendo conforto térmico e contribuindo com o bom desempenho energético e o conforto térmico.

Casa Areia  / Débora Aguiar - Imagem 5 de 51
© Marco Antonio

O conforme térmico e eficiência energética foi um condicionante importante, a correta implantação levando em consideração a insolação nas diversas estações do ano possibilitou a ventilação cruzada sol nas áreas corretas sem exagero e o não uso de ar condicionado nas áreas sociais.

A suíte máster se abre para a piscina e jardim através de grandes portas e uma varanda alguns centímetros acima da área social dando mais privacidade aos moradores sem perder a bela vista.

Casa Areia  / Débora Aguiar - Imagem 36 de 51
© Marco Antonio
Casa Areia  / Débora Aguiar - Imagem 44 de 51
Corte

As quatro suítes de hóspedes estão voltadas para as laterais e seus jardins tratados com mesma importância que os demais jardins trazendo a paisagem para dentro da residência, três delas são atendidas por um deck de madeira que serve como elemento de ligação favorecendo o convívio entre os hospedes.

Casa Areia  / Débora Aguiar - Sofá, Cadeira, Viga, Pilar
© Marco Antonio

As áreas de serviço e apoio foram racionalizadas e reduzidas de forma que atendessem a residência da melhor forma possível.

Em resumo a Casa Areia se integra a paisagem numa relação de simbiose, passa a fazer parte da paisagem sem agredi-la.

Casa Areia  / Débora Aguiar - Imagem 40 de 51
Croqui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Areia / Débora Aguiar" 09 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794937/casa-areia-debora-aguiar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.