Atelier Zelium / Atelier du Vendredi

Atelier Zelium / Atelier du Vendredi - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Atelier du Vendredi; Atelier du Vendredi
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  530
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  TEXAA
  • Estrutura De Aço: CESMA
  • Estrutura De Concreto: ESCAICH & PEYRE
  • Estrutura De Madeira: CERE
  • Iluminação: Géraud Périole
  • Acústica: EMACOUSTIC
  • Autores: Pierre-Marc Danguy, Jean Hubert
  • Cidade: Bordeaux
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© François Passerini Photographies

Descrição enviada pela equipe de projeto. Atelier ZEL!UM nasceu como uma iniciativa individual de um profissional de entretenimento, especializado no projeto de cenografias e acessórios. Sonhava com uma fábrica para suas atividades, um lugar onde reunir seus empregados e clientes, compartilhando as funções deste espaço com outro de caráter criativo num espírito de sinergia. 

© François Passerini Photographies

Este é o primeiro projeto desta escala dos arquitetos. O cliente foi entusiasta, receptivo e compreendeu que levava tempo para um resultado convincente, integrado com seu entorno.

Corte

O projeto se insere numa área residencial e deveria convencer o departamento de arquitetura patrimonial da cidade. Os arquitetos também tiveram que tranquilizar, durante o período de construção, os residentes locais sobre o novo papel deste antigo armazém, agora um atelier onde objetos seriam cortados, talhados e elaborados. Para dominar o ruído, foi necessário trabalhar com um especialista em acústica.

© François Passerini Photographies

Uma envolvente a prova de som protege o exterior e gera uma excelente inércia térmica, enquanto a montagem de folhas verticais e madeira regulam a acústica no interior. O isolamento eficiente das janelas também foi importante para isolar o som do edifício.

© François Passerini Photographies

Todas as estruturas e soluções técnicas são visíveis. O acabamento é feito com a implementação cuidadosa de materiais simples e sem tratamentos posteriores.

© François Passerini Photographies

Uma ponte em balanço cruza o amplo volume central e conecta os diferentes espaços. O padrão de sua varanda encontra-se também no lado da rua, onde a fachada de pedra assegura a continuidade urbana e se distingue por si mesma com uma porta pivotante de aço corten.

© François Passerini Photographies

Atelier ZEL!UM agrega os interesses das economias criativas, comumente as mais frágeis, ao unir elas num único lugar. Assim, é possível um intercâmbio de ideias e recuperar o significado de lugares abandonados nas cidades. É isso o que a arquitetura atual busca nos dizer.

© François Passerini Photographies

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bordeaux, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Atelier Zelium / Atelier du Vendredi" [Atelier Zelium / Atelier du Vendredi] 12 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794722/atelier-zelium-atelier-du-vendredi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.