7 Cidades que transformaram seus rios em novos atrativos urbanos

Recuperar os espaços abandonados ou descuidados para transformá-los em novos lugares voltados para os habitantes é atualmente o enfoque de diversos projetos que, independentemente de sua escala, estão contribuindo para melhorar a qualidade da vida urbana. Os casos que refletem esta visão são muitos ao redor do mundo e podem inspirar outras cidades a iniciar suas próprias transformações. 

Veja, a seguir, sete exemplos de cidades que transformaram seus rios em novos atrativos urbanos. 

Chicago, EUA

“Chicago Riverwalk”, Chicago, EE.UU. Image © Kate Joyce Studios

Por mais de um século, o principal rio de Chicago permaneceu contaminado por resíduos que desde a Revolução Industrial vinham sendo nele despejados. No enanto, quem caminha hoje por um trecho de eis quadras entre as ruas Lake e State pode desfrutar de uma paisagem completamente transformada.

Em cada uma das quadras, o projeto, intitulado "Chicago Riverwalk", favorece o desenvolvimento de certas atividades, desde restaurantes até a prática de esportes aquáticos e terrestres. 

Los Angeles, EUA

© Oficina de Ingeniería de Los Angeles

O projeto GreenWay, que propõe um parque linear de 82 quilômetros de extensão, está em sua última fase de projeto. A prefeitura da cidade anunciou recentemente a escolha dos escritórios Gruen Associates, Mia Lehrer + Associates e Oyler Wu para projetar o último trecho de 19km, que contará com passeios peatonais, ciclovias e diversas áreas verdes e de lazer. 

Medellín, Colômbia

Parques del Río Medellín, Colombia. Vista aérea. Image © Plataforma Arquitectura

Em 2013, Medellín lançou um concurso público internacional que convocava arquitetos de todo o mundo a enviarem propostas de como integrar o rio na cidade e criar novos espaços públicos mediante a redistribuição do espaço viário. 

O projeto vencedor se chama "Parque Botânico Rio Medellín", desenvolvido pelo escritório Latitud Taller de Arquitectura y Ciudad e que já está sendo construído.

Nova Iorque, EUA

+POOL. Image © Family PlayLab Inc

Uma piscina flutuante que filtra a água do East River e, simultaneamente, oferece espaços de lazer para banhistas é a proposta de Family e PlayLab, que se tornou um dos projetos cívicos mais apoiados através de financiamento coletivo no mundo todo. 

Anunciado pela primeira vez em 2011, o projeto +POOL angariou mais de 273 mil dólares para financiar os estudos de viabilidade para a piscina.

© Family PlayLab Inc

Oklahoma, EUA

Um desvio no rio Oklahoma entre as décadas de 1920 e 1930 acabou o convertendo em um pântano. Não obstante, em 2004, um masterplan proposto por Rand Elliot + Associates permitiu reverter essa condição que, há muitas gerações, era uma realidade. 

Um trecho de 11 quilômetros que exigiu um investimento de US$ 53 milhões permitiu a melhoria na qualidade da água. Além disso, foi inaugurado este ano o trecho chamado RiverSports Rapids, onde as pessoas podem praticar alguns esportes e atividades físicas. 

Pittsburgh, EUA

Pittsburgh. Image © Flickr Usuario: a440. Licencia CC BY-NC-ND 2.0

Cerca de 14 dos 20 quilômetros que fazem parte do Parque Três Rios já estão prontos, compreendendo parte de um masterplan proposto pela firma Riverlife Task Force.

A próxima etapa permitirá recuperar uma extensão similar a 20 quadras na região de Strip District. 

San Antonio, EUA

Riverwalk San Antonio. Image © Flickr Usuario: Tim (Timothy) Pearce Licencia: CC BY 2.0

Ao longo dos anos, a River Walk se tornou um dos principais destinos turísticos de San Antonio, e por essa mesa razão, teve sua área ampliada. O que nos anos 1920 foi coberto com concreto por ser considerado esgoto, em 1937 começou a ser transformado em um passeio peatonal com jardins, restaurantes e comércio. 

A história se repetiu nas décadas seguintes e agora existem planos para que outros 12 quilômetros sejam incorporados ao parque. 

Publicado originalmente em 7 de setembro de 2016 e atualizado em 16 de setembro de 2019. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "7 Cidades que transformaram seus rios em novos atrativos urbanos" 24 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794544/7-cidades-que-estao-transformando-seus-rios-em-novos-atrativos-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.