Casa Martel / PPA architectures

Casa Martel / PPA architectures - Imagem 2 de 18Casa Martel / PPA architectures - Imagem 3 de 18Casa Martel / PPA architectures - Imagem 4 de 18Casa Martel / PPA architectures - Imagem 5 de 18Casa Martel / PPA architectures - Mais Imagens+ 13

Toulouse, França
  • Sócio: Jean-Manuel Puig
  • Gerente Do Projeto: Sylvie Bouet
  • Arquiteto Associado: Clémence Durupt
  • Engenheiro: BEFES
  • Cidade: Toulouse
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Casa Martel / PPA architectures - Imagem 2 de 18
© Philippe Ruault

Localização

O terreno se encontra num antigo bairro popular de Amidonniers e está ocupado principalmente por um barracão, o último elemento de uma antiga fundição agora convertida em casas. A nave é uma mistura de colunas de alvenaria e uma fachada industrial frente a rua, que se combinam para apoiar uma estrutura de aço do teto inclinado. A nave industrial está muito danificada. Ela reflete a história do lugar, tem um ambiente peculiar, e constitui um vasto espaço vazio que oferece um potencial interessante.

Casa Martel / PPA architectures - Imagem 8 de 18
© Philippe Ruault
Casa Martel / PPA architectures - Imagem 16 de 18
Planta
Casa Martel / PPA architectures - Imagem 13 de 18
© Philippe Ruault

A Família Martel

A família Martel consta de três personagens com personalidades fortes. As expectativas de cada um foram claramente estabelecidas no começo do programa. A precisão e exigência no processo projetual para uma funcionalidade específica deu lugar a um esquema que aumentou a troca de ideias e discussões entre clientes e arquitetos.

Casa Martel / PPA architectures - Imagem 14 de 18
© Philippe Ruault

Intenções / Programa

O desenho sob medida para um projeto mediante a tradução das personalidades dos residentes e a máxima potencialização do terreno. A construção de uma "casa-ferramenta" dedicada ao funcionamento e à qualidade de vida, sem formas a priori. O trabalho interativo no planejamento do projeto, a incorporação das necessidades e desejos do cliente permitiu uma hierarquização de prioridades: 

- Um espaço de estar que se adapte aos residentes, preservando sua independência;

- Espaços pessoais múltiplos e diversos, e espaços comuns;

- Espaços específicos e espaços ajustáveis que permitem usos não definidos;

- Uma casa tranquila, mas ativa para receber crianças já maiores e acolher amigos;

Casa Martel / PPA architectures - Imagem 7 de 18
© Philippe Ruault

Identidade

A casa se funde com o entorno e é revelada a partir de seu interior. Simples em sua expressão, precisa em sua organização e generosa na qualidade e variedade de seus espaços, a casa responde perfeitamente à personalidade de seus usuários.

Casa Martel / PPA architectures - Imagem 10 de 18
© Philippe Ruault

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Martel / PPA architectures" [Martel House / PPA architectures] 01 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794470/casa-martel-ppa-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.