Casas Nilo / Alberto Burckhard + Carolina Echeverri

Casas Nilo / Alberto Burckhard + Carolina Echeverri - Mais Imagens+ 32

Girardot, Colômbia
  • Projeto E Construção: Alberto Burckhardt C, Carolina Echeverri B. Arquitectos
  • Projeto Estrutural: Seteyco-Ing. Joaquin Fidalgo
  • Estudo Do Solo: Ing. Carlos Arango
  • Projeto Hidráulico: Ingehidrar S.A.S, Ing. Luis Alberto Fernandez
  • Projeto Elétrico: Ing. Enrique Mejia Coomenares
  • Madeira: Wilson Bello
  • Metálica: Vialbo
  • Contrato De Obra: Jacinto Mora
  • Cidade: Girardot
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Antonio Monsalve

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em La Maseta de Santo Domingo, Município de Nilo, Departamento de Cundinamarca. O planalto domina o local e as visuais de perfil montanhoso conformam um belíssimo entorno. O clima é tropical, com temperaturas que variam entre 27º e 38º e em algumas épocas do ano conta com agradáveis brisas. As casas localizam-se em dois lotes vizinhos com vistas a um lago. A área dos lotes é de 3.380 m2 e 2.761 m2, respectivamente.

© Juan Antonio Monsalve

A encomenda direta dos clientes, dois irmãos, consiste em fazer duas casas com um único desenho arquitetônico, para cada uma de suas famílias, e implantar uma casa em cada lote.

Planta Baixa
Corte

A definição do programa requer áreas extensas que exigem um esquema de dois pavimentos cujos espaços principais foram distribuídos da seguinte forma:

© Juan Antonio Monsalve

• Um grande pátio de acesso que articula, em forma de L, o volume da área social com o volume que contém o espaço de pé direito duplo da escada e os dormitórios do segundo pavimento;

© Juan Antonio Monsalve

• O volume da área social contempla a área de estar, sala de jantar e a cozinha, em comunicação direta com a piscina. A área se transforma em mirante sobre as montanhas e a borda da piscina encarrega-se de definir um marco para a paisagem. Paralelamente, desprende-se a ala que contempla dois dormitórios secundários que se abrem sobre um jardim em uma de suas grandes fachadas e, na outra, sobre um espelho d´água que, por sua vez, é o elemento que articula o restante do espaço;

© Juan Antonio Monsalve
© Juan Antonio Monsalve

• O segundo pavimento foi concebido como a parte privada da residência, onde localizam-se os dormitórios principais, que se estendem sobre as coberturas construídas como coberturas verdes.

Corte
Planta Baixa

A arquitetura proposta é de leitura minimalista, com volumes definidos, principalmente, por planos horizontais. Estes planos, construídos em concreto, constituem a característica marcante e identificável do projeto. O pavimento da cobertura da área social dobra-se perpendicularmente sobre si mesmo duas vezes, conformando o volume do segundo pavimento. Os demais planos verticais foram constituídos por fechamentos de caixilho e persianas de madeira. Os jardins projetados e semeados em função dos espaços, contêm as casas de tal forma que o domínio do local se dá através das vistas à paisagem e a manutenção do clima.

© Juan Antonio Monsalve

A orientação das residências corresponde às vistas e a implantação sobre a borda da planície. O clima tropical é trabalhado com as generosas aberturas, que permitem a circulação do vento. A luz é filtrada por meio de persianas verticais de madeira, criando padrões de luz que refletem sobre as superfícies de concreto e madeira, características do projeto.

© Juan Antonio Monsalve

Os materiais presentes na obra são, principalmente, o concreto e a madeira. Em alguns planos combina-se acabamentos e pintura, no piso, o acabamento é feito com cerâmica de cor próxima à do concreto e da madeira, de fácil manutenção.

© Juan Antonio Monsalve

Originalmente publicado em 28 Agosto, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Nilo / Alberto Burckhard + Carolina Echeverri" [Casas Nilo / Alberto Burckhard + Carolina Echeverri] 27 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794128/casas-nilo-alberto-burckhard-plus-carolina-echeverri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.