Escola da Cidade promove lançamento de livro “Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches”

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Editora Monade, promove o lançamento do livro “Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches", dos autores Ana Vaz Milheiro, Gonçalo M. Tavares, João Carmo Simões e Daniela Sá, no dia 1º de setembro (quinta-feira), às 19h30, no prédio da Escola.

Após o lançamento, haverá uma conversa entre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, os editores Daniela Sá e João Carmo Simões, e a crítica de Arquitetura, Ana Vaz Milheiro. O evento é gratuito e aberto ao público.

SOBRE O LIVRO
Esta é uma grande obra na Europa de um dos mais aclamados arquitetos contemporâneos, o brasileiro Paulo Mendes de Rocha, premiado recentemente com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2016 e o Prêmio Pritzker 2006.

É em Lisboa, numa das mais conhecidas e simbólicas esplanadas da cidade, a zona de Belém, que se situa o Museu Nacional dos Coches. Construído no local de referência de partida dos portugueses, das viagens e do além-mar, promete fazer pensar as relações entre a grande cidade e o casario, a Europa e a América, e a própria ideia de ser moderno.

O livro contém texto ensaístico de Gonçalo M. Tavares, ensaio crítico de Ana Vaz Milheiro, ensaio fotográfico de João Carmo Simões, memória descritiva do Arquiteto, um panorama de croquis e fotografias aéreas, lista de obras selecionadas, bibliografia selecionada, lista de materiais, lista de dimensões do projeto, nota do editor, biografias e um desdobrável que contém os desenhos técnicos do edifício, cortes construtivos e fotografias de obra.

A publicação integra a Coleção de Livros Architectural FILE, da Editora Monade, sobre obras singulares de alguns dos melhores arquitetos do mundo. A Editora portuguesa Monade é independente, fundada por arquitetos e funciona como plataforma para a criação de livros de arquitetura, fotografia, arte e pensamento.

SOBRE OS AUTORES
Gonçalo M. Tavares (1970, Luanda, Angola), escritor português. Entre poesia, romance e ensaio, estão em curso mais de 200 traduções em 35 línguas, com edição em 48 países. Recebeu vários prêmios, dentre os quais: Prêmio José Saramago (2005), Prêmio LER/Millennium BCP (2004, Jerusalém), Prêmio Portugal Telecom (2007, Brasil), Prix du Melleur Livre Étranger (2010) e Finalista do Prix Médicis (2010).

Ana Vaz Milheiro (1968, Lisboa, Portugal), arquiteta. É umas principais figuras da crítica de arquitetura da sua geração, em Portugal. Prêmio de Crítica e Ensaio de Arte e Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), em 2012. Professora de História e Teoria da Arquitetura Contemporânea, doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (2004), com a tese “Imenso Portugal – Culturas Arquitectónicas Portuguesa e Brasileira”. Publicou, entre outros, Nos Trópicos sem Le Corbusier, arquitectura luso-africana no Estado Novo (Relógio d’Água, 2012) e A minha casa é um avião (Relógio d’Água, 2007).

João Carmo Simões (1987, Lisboa, Portugal), arquiteto. Mestre (2011) em Arquitetura pela Universidade Autónoma de Lisboa (Da/UAL). Ganhador do Prêmio Secil Arquitectura Universidades (2010). Autor de projetos e de investigações em arquitetura através da imagem. É conferencista na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Da/UAL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e participou na representação Brasileira, da 15ª Bienal de Arquitetura de Buenos Aires.

Daniela Sá (1984, Portalegre, Portugal), arquiteta. Docente de História da Arquitectura Moderna na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Investigadora na área da Teoria e da História da Arquitetura, conferencista sobre cruzamentos disciplinares em Arquitetura, em particular na relação entre o Texto e o Projeto, na IF-FLUP - Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Centro de Estudos Arnaldo Araújo; na Escola Superior Artística do Porto (CEAA – ESAP), Departamento de Arquitectura da TUDelft, na Holanda; e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Lançamento Livro “Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches"
Conversa com Paulo Mendes da Rocha

• Data: 01/09/16 (quinta-feira)
• Horário: 19h30
• Local: Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65)
• Mais informações: www.escoladacidade.edu.br
• Gratuito e aberto ao público

  • Título

    Escola da Cidade promove lançamento de livro “Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches”
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    01 de Setembro de 2016 07:30 PM
  • Até

    01 de Setembro de 2016 10:00 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove lançamento de livro “Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches”" 28 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794111/escola-da-cidade-promove-lancamento-de-livro-paulo-mendes-da-rocha-museu-nacional-dos-coches> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.