Casa Valeria / BAK Arquitectos

Casa Valeria / BAK Arquitectos - Mais Imagens+ 24

Valeria del Mar, Argentina
  • Arquitetos: BAK Arquitectos; BAK Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Arquiteto Collaborator: Diorella Fortunati
  • área Do Terreno: 1244 sqm
  • Arquiteto Responsável: María Victoria Besonías + Luciano Kruk
  • Cidade: Valeria del Mar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Daniela Mac Adden

O local
Implanta-se em um novo desenvolvimento, com vegetação exuberante e atravessado por dunas altas. O lote permite uma entrada dupla através de um cul de sac no ponto mais estreito ou na rua oposta frontal. A peculiaridade é que em ambas as situações a nítida diferença de altura entre a rua e o lote torna difícil o acesso à casa.

© Daniela Mac Adden

A ordem dos clientes era uma casa para ser utilizada em diferentes épocas do ano com quatro dormitórios. O principal seria uma suíte, dois dormitórios para as crianças com um banheiro compartilhado (com vários lugares para dormir, por receberem muitos amigos) e um quarto dormitório para hóspedes com alguma independência, também com banheiro. O ponto de encontro deveria ser integrado com a cozinha e ser o mais espaçoso possível. Um depósito para guardar diversos itens de praia e uma garagem semi-coberta também eram necessários.

© Daniela Mac Adden

A proposta
É certamente o lote em particular, já descrito, que dá exclusividade a esta casa.

© Daniela Mac Adden

Seu relevo acentuado, as características de sua acessibilidade, quantidade, qualidade e a posição de suas árvores foram questões cruciais no projeto.

Planta Baixa - Térreo

A casa foi planejada como um volume compacto implantado na clareira da floresta existente. Como este local correspondia ao ponto mais alto da propriedade, foi decidido resolver todos os espaços principais nesse nível, dando a eles uma visão geral e a possibilidade de estenderem-se para o exterior, através de expansões generosas.

© Daniela Mac Adden

Após esta primeira decisão foi proposto inserir parte do programa (nesse caso, o setor de hóspedes) a um nível mais baixo para ter um volume menor e resolver, com esta função, a diferença de altura do pavimento principal com o acesso ao lote.

Corte

O prisma resultante tem duas fachadas muito distintas. A fachada faceando o Sudeste é bastante fechada, com um grande rasgo no acesso do setor social; pelo contrário, a noroeste estão grandes aberturas, determinadas com uma série de divisórias verticais que não alcançam o chão. Este recurso fornece unidade para uma fachada que tem diferentes utilizações, bem como dar alguma privacidade para ambientes e proteger a incidência de luz solar diretamente sobre as aberturas.

© Daniela Mac Adden

Organização funcional
Entra-se na propriedade através do cul de sac, e o nível da garagem, depósito e área de hóspedes aparecem. Subindo um nível através de uma escada de concreto chega-se ao pavimento principal. Depois de atravessar a porta, se desenvolvem de um lado a área de dormitórios e banheiros e, do lado oposto, a escada que desce para o setor da hóspedes de modo que está ligada ao restante da residência, se necessário.

Planta Baixa - Nível Superior

A área familiar tem vista para ambos os lados do terreno e uma possui uma expansão. O dormitório principal encontra-se no final da zona mais íntima e também conta com uma expansão.

© Daniela Mac Adden

Construção
A casa é construída com dois materiais básicos: concreto aparente e vidro.

A estrutura de concreto aparente reveste as paredes e pisos, interna e externamente.

© Daniela Mac Adden

A proposta estrutural é simples: o edifício é suportado por lajes invertidas ou vigas simples, exceto em uma das extremidades do prisma, que é resolvida com uma grande coluna em balanço para liberar a área de acesso.

Corte

A cobertura é resolvida simplesmente conferindo uma inclinação mínima à laje de cobertura para escoar rapidamente a água da chuva. O Concreto H21 foi utilizado com a adição de um fluidificante à mistura e com uma pequena quantidade de água, quando secos, resultando em um concreto menos compa muito compacto e requer vedação. As poucas paredes interiores de tijolo oco são rebocadas e pintadas, o piso é chão é panos de mesa de concreto divididos por placas de alumínio.

© Daniela Mac Adden

Mobília
Com exceção da cama de casal, poltronas e cadeiras, o restante dos equipamentos desta propriedade são construídos em concreto. Mesmo as camas dos dormitórios secundários são resolvidas em lajes em balanço, engastadas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Valeria / BAK Arquitectos" [ Valeria House / BAK Arquitectos] 05 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793999/casa-valeria-luciano-kruk-plus-maria-victoria-besonias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.