Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos

Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Prateleira, Janela, CorrimãoApartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Banheiro, Pia, Bancada, DormitórioApartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - PrateleiraApartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Imagem 5 de 12Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Mais Imagens+ 7

  • Autores: João Branco e Paula Del Río
  • Colaborador: Gerson Rei
  • Cidade: Coimbra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Prateleira, Dormitório
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. 3 MÓVEIS (TRANS)FORMAM UMA CASA

O objetivo do encargo era reconverter um antigo escritório de 2 pisos num apartamento de aluguer. A proposta, que se desenvolve no piso inferior, centra-se em reconverter um espaço reduzido, originalmente subdividido e escuro, de forma a acolher as zonas sociais da casa.

Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Pia, Bancada
© do mal o menos

A intervenção propõe deixar fluir a luz, convertendo-o num espaço diáfano e aumentando a sensação de amplitude. A principal decisão tomada é não construir, intervir prescindindo da obra tradicional, a favor de uma abordagem em seco, mais simples, sem criar novas paredes ou divisões. Para tal, a planta é esvaziada, introduzindo-se no espaço diáfano unicamente 3 móveis de madeira que organizam todo o espaço.

Planta
Detalhe - Marcenaria
Diagrama

Em primeiro lugar, uma caixa contém as zonas úmidas: cozinha e casa de banho. Um móvel com estante e mesa dá forma à entrada e a um pequeno escritório debaixo da escada. Por último, um móvel baixo separa as áreas de estar e comer.

Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Prateleira
© do mal o menos

Apenas com estes 3 objetos se dá forma aos espaços da casa, sempre conectados visualmente, para manter a unidade e deixar fluir a luz que entra de sul.

Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Banheiro, Pia, Bancada, Dormitório
© do mal o menos

Este trabalho, mais próximo da carpintaria que da construção, centra-se nos detalhes e nos encontros. Reduzindo-se ao mínimo os elementos, as ferragens, os interruptores, etc., os objetos são desenhados para apresentar a maior sobriedade possível, resultando num elevado grau de abstração e dotando a casa de reforçada clareza espacial.

Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos - Prateleira
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Coimbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Rua de Aveiro / Branco-delRio Arquitectos" 01 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793862/apartamento-na-rua-de-aveiro-branco-delrio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.