Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus

Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 2 de 13Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 3 de 13Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 4 de 13Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 5 de 13Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Mais Imagens+ 8

  • Equipe De Projeto: Matthias Raiger, Oliver Gerner, Urska Vrataric, Matthias Nemestothy
  • Cliente: Fa. Kampichler
  • área Terreno: 18216 m2
  • área Construída: 5838 m2
  • Cidade: Wiener Neustadt
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 5 de 13
© Matthias Raiger

Uma caixa com uma coluna vertebral orgânica

A ampliação das oficinas de produção para uma empresa que processa a pedra natural, assim como a adição de uma nova área de armazenamento ao conjunto, manifesta a resistência do concreto como material. Em um emocionante complexo espacial, cria-se um lugar agradável que se destaca na paisagem suburbana do bairro industrial da Baixa Áustria.

Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 11 de 13
Planta de Situação

Uma caixa com uma forma sutil

Uma simples caixa com uma coluna vertebral orgânica - é um breve resumo da interação espacial da estrutura compacta de 180 metros de comprimento e dos espaços de armazenamento semi-abertos e fechados, colocados diante dela.

Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 4 de 13
© Matthias Raiger

No lugar de grandes gestos, o projeto se diferencia pelos recuos envidraçados e pela proporcionalidade das portas formadas pelas esquadrias de madeira escura. E sobretudo, pelo ritmo da fachada criado por lajes de concreto em posição horizontal.

A precisão da estrutura, em parte de dois pavimentos, alude a função do edifício; trata-se de uma instalação de produção para a elaboração da pedra natural; e alude o exigente proprietário, um cliente de qualidades similares. O requerimento era equipar a oficina, principalmente de acordo com os requisitos funcionais - grande parte da oficina será alugada - e também adaptada para oferecer as instalações necessárias, como escritórios.

Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 7 de 13
© Matthias Raiger

O concreto foi utilizado de duas formas aqui: como suporte em peças pré-fabricadas de concreto e como elementos de fachada não construtivos unidos na parte superior de uma camada de isolamento a fim de obter um efeito particular de concreto aparente.

Incorporação no entorno suburbano

Uma aparência ordenada era particularmente importante para as áreas de armazenamento adicionais que eram requeridas. Estas últimas encontraram um lugar nos espaços com um desenho contrastante e completamente diferente da caixa. Ao lado da rodovia que margeia a via férrea, foram posicionados diferentes tamanhos de áreas de armazenamento refletindo o terreno de forma trapezoidal. O elemento central - um armazém combinado com uma área de semi-aberta - inclina sua cobertura até o céu através de uma claraboia cônica e oculta a área de armazenamento por trás de uma parede igualmente cônica. Desta maneira, criam-se o aumento e a queda dos limites e as linhas nas instalações da empresa, enquanto que as escultóricas caixas de armazenamento proporcionam muros de proteção em relação aos arredores suburbanos compostos de edifícios comerciais e campos.

Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 12 de 13
Fachada

O edifício também considera o contexto suburbano do polígono industrial por sua altura e combinação de cores - como o cinza mate do concreto.

Tratar o concreto como pedra natural

"O concreto também pode ser tratado como a pedra natural", comentou o cliente desde sua experiência e propôs que na área de armazenamento e montagem, as superfícies de concreto deveriam ser trabalhadas com um martelo elétrico ou de ar, criando assim um acabamento rugoso e mate. Isto resultou em uma rugosidade artificial que se encaixa bem no entorno.

Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus - Imagem 8 de 13
© Matthias Raiger

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wiener Neustadt, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Kampichler Company / gerner°gerner plus" [Kampichler Company Building / gerner°gerner plus] 27 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793859/edificio-kampichler-company-gerner-degrees-gerner-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.