Universidades brasileiras e portuguesas entre as 500 melhores do mundo segundo o Ranking Xangai 2016

O Academic Ranking of World Universities divulgou recentemente a lista das 500 melhores universidades do mundo segundo seu Ranking Xangai, e o Brasil aparece com seis instituições de ensino superior entre as universidades listadas. Portugal, por sua vez, conta com cinco dentre as 500.

Do Brasil, a mais bem colocada é a USP (Universidade de São Paulo) que ficou entre as posições 100 e 150 e também é a única da América Latina entre as 150 melhores. As demais instituições de ensino superior do Brasil são a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), todas na faixa entre as posições 301ª e 400ª. Já a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ficou entre 401ª e 500ª.

Por parte de Portugal, aparecem na lista as Universidades de Lisboa, Porto, Minho, Aveiro e Coimbra. A Universidade de Lisboa fica na 53.ª posição, a nível da União Europeia (UE), e na 62.ª, na região da Europa, com apenas nove dos países da UE a apresentarem universidades mais bem classificadas.

No ranking, nenhuma das três universidades portuguesas presentes em 2015 desceu em relação à posição ocupada no ano passado (universidades de Lisboa, Porto e Coimbra), e ainda entraram mais duas (Aveiro e Minho).

A lista é liderada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, seguindo-se as também norte-americanas Stanford e Berkeley e, depois, a britânica Cambridge. Na Europa continental, a melhor colocada na lista é a ETH de Zurique (19ª posição) e na Ásia, o destaque é a Universidade de Tóquio (20° lugar). 

O índice de Xangai - que analisa parâmetros como a qualidade da produção científica das instituições, alunos premiados ou publicações - foi criado em 2003 na Universidade Jiao Tong, na China. A cada ano são avaliadas 1.200 instituições de ensino superior de todo o mundo, porém, a lista inclui apenas as 500 melhores.

Veja, a segui, a lista das 10 melhore universidades do mundo segundo o Ranking Xangai 2016:

1. Harvard University (EUA)
2. Stanford University (EUA)
3. University of California, Berkeley (EUA)
4. University of Cambridge (Reino Unido)
5. Massachusetts Institute of Technology (MIT) (EUA)
6. Princeton University (EUA)
7. University of Oxford (EUA)
8. California Institute of Technology (EUA)
9. Columbia University (EUA)
10. University of Chicago (EUA)

Veja a lista completa aqui.

Via Sol e Canal do Ensino.

CAU/BR, Itamaraty e MEC debatem revalidação de diplomas brasileiros em Portugal

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Universidades brasileiras e portuguesas entre as 500 melhores do mundo segundo o Ranking Xangai 2016" 20 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793651/universidades-brasileiras-e-portuguesas-entre-as-500-melhores-do-mundo-segundo-o-ranking-xangai-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.