Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 2 de 21Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 3 de 21Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 4 de 21Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 5 de 21Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Mais Imagens+ 16

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 3 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Loja Kiki Sweets vende tortas de mousse francesa artesanais inspiradas na vida japonesa, e a Little Dröm Store oferece produtos de arte e design. Ambas dividem um espaço na Escola de Artes (SOTA) em Singapura. Enquanto a encomenda do projeto é simples - duas marcas dividindo o mesmo espaço tendo, no entanto, que conservar suas próprias identidades sem parecerem duas entidades diferentes - o desafio principal é criar um trabalho adequado que cumpra com os padrões do premiado edifício SOTA, além de criar algo novo dentro de um imponente ícone arquitetônico.

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 7 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography
Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 20 de 21
Detalhe
Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 4 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

A solução estava na obra "A ansiedade da influência" do crítico literário norte americano Harold Bloom. O autor adverte sobre a angústia paralisante, a dúvida e a autoconsciência que os precursores magistrais infundem inevitavelmente em poetas mais jovens, e oferece seis métodos de simulação criativa para superar esta dificuldade.

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 15 de 21
Planta

O uso dos métodos de Bloom - "Deamonisation" (ou, "contra-sublime", o qual mira na fonte original de inspiração que, naturalmente, substituirá o precursor), e "Apophrades" (ou, "retorno dos mortos", que refere-se ao compromisso direto com o objetivo final de confrontar o projeto original) - aprofunda-se na estrutura do SOTA e busca, não só formular uma interpretação alternativa da tipologia do edifício, mas também proporcionar um diagrama que permita uma leitura total do edifício. 

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 2 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

O resultado é um espaço para as lojas Kiki Sweets e The Little Dröm Store formado pela destilação do edifício SOTA em seu diagrama mais essencial - um plano de referência e os volumes que separa (ou seja, a essência da arquitetura do edifício é uma camada tripla com auditórios na base, e salas na parte superior. A camada do meio, o plano de referência, é um espaço aberto de onde se vê, abaixo, a entrada dos auditórios). O plano de referência dentro da loja foi projetado como uma trama porosa de madeira do qual se pode experimentar e observar, a partir de dentro, toda a organização espacial. Na parte destinada à Kiki Sweets, volumes por cima do plano aludem ao imaginário, enquanto os volumes baixos adaptam-se às necessidades práticas de alimentação e merschandising, formando mesas, estantes e ambientes internos íntimos.

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 8 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

O plano continua inversamente na The Little Dröm. Ao invés de formar vazios, ocupa um volume que forma o piso de uma "casa na árvore" (um tema muito relacionado com a marca).

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 12 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

Com a ideia do plano de referência que une as duas lojas em um nível superior, as duas partes foram, na realidade, concebidas como entidades separadas e independentes sobre o terreno. Elas foram vistas ocupando um espaço aberto, e separadas por uma "rua interna" que vem desde a porta principal, com suas fachadas e sinalização confrontadas. Este espaço-rua estende-se dentro da KKI, serpenteando entre os volumes.

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 6 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

As matérias primas utilizadas foram tábuas de madeira de bordo para os volumes, e tiras de pinho sólido para a trama. Esses materiais foram escolhidos por suas cores claras, que fazem com que a estrutura atue como uma tela em branco a ser preenchida pelas cores das marcas, com suas variedades de produtos. A cor clara do bordo e do pinho também ajudam no contraste com as cores mais escuras do átrio do edifício SOTA.

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 11 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

Apesar da leveza visual transmitida pelos volumes de madeira, na realidade, existe uma série de armaduras de perfis tubulares de aço em seu interior. Estas apoiam-se na terra disfarçadas de pés de mesa e estruturas de portas, o que produz um efeito de "levantamento".

Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP - Imagem 10 de 21
© Edward Hendricks, CI&A Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1 Zubir Said Dr, Singapura 227968

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lojas Kki Sweets e The Little Drom / PRODUCE WORKSHOP" [Kki Sweets and The Little Drom Store / Produce.Workshop] 22 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793582/lojas-kki-sweets-e-the-little-drom-produce-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.