Dez casas brasileiras contemporâneas

Projetar casas é um tema recorrente na arquitetura. Por este motivo, as formas de habitar um espaço - que variam de acordo com diversos fatores como o contexto local e histórico, costumes e culturas dos usuários - sempre intrigaram e são objetos de pequisa de diversos arquitetos. Num país como o Brasil onde todos esses fatores variam de formas contrastantes, é possível ver uma diversidade de projetos e partidos adotados para lidar com o desafio de construir uma residência. Por este motivo, buscamos no nosso Arquivo dez casas brasileiras que foram publicadas em 2016 no ArchDaily, para trazer exemplos contemporâneos de projetos residenciais aqui produzidos.

Veja todas as casas, a seguir.

Casa no Cerrado / Vazio S/A

© Gabriel Castro

"[A casa]  é, em poucas palavras, uma piscina no terraço e uma escada que leva a esse terraço, que desempenha também a função de mirante."

Casa na Mata / Studiomk27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo

© Fernando Guerra | FG+SG

"A implantação da casa nessa paisagem teve o objetivo de potencializar a conexão entre a arquitetura e a natureza, privilegiando a vista para o mar e a incidência de luz solar nos espaços internos."

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados

© Nelson Kon

"Considerando a inevitável verticalização de seus vizinhos, todos eles colados as divisas, o primeiro passo foi inverter as fachadas, pensar o projeto “ do avesso”, como se retirássemos uma luva."

Casa no Jardim Paulistano / GrupoSP

"A solução estrutural mesclando o concreto e o aço, os fechamentos metálicos e os revestimentos austeros, resultam em uma arquitetura sóbria, quase furtiva. Uma casa que se volta para dentro, considerando o entorno e preexistências introspectivas, realçando os espaços da vida sem, no entanto, fechá-los ou enclausurá-los."

Residência Bento Noronha / Metro Arquitetos

© Ilana Bessler

"O projeto desta casa é composto a partir de quatro volumes em concreto aparente de diferentes alturas interligados por áreas de circulação envidraçada. A organização desses volumes, distribuídos no lote, conformam uma série de pátios e jardins que ampliam a relação entre o exterior e o interior em cada cômodo."

Casa das duas vigas / Yuri Vital

© Nelson Kon

"Sustentada apenas por duas vigas e quatro pilares, a casa (...) se destaca pela sua concepção e inovação, aliadas a um custo acessível."

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura

© Vanessa Bohn Fotografias

"Os desníveis da residencia criam espaços/ambientes, sem que se perda a total integração entre eles. Ficam reservados, nesta casa de veraneio, somente os dormitórios."

Residência Itahyê / DT Estúdio

© Edu Castello

"Foi escolhido para cada volume da casa um material distinto: a área social está dentro do bloco de concreto, a parte íntima dentro do volume metálico, e os tijolos aparentes fazem o fechamento da parte de serviço. Os materiais foram selecionados para criar um conjunto equilibrado e harmonioso, tirando proveito das características térmica e estética de cada material."

Casa Carrara / Studio [+] Valéria Gontijo

© manufatura creative

"A casa toma sua forma com uma volumetria clara, limpa e objetiva, sempre com a intenção de ter espaços integrados, aliando funcionalidade ao modernismo que a cidade e o cotidiano da família exigiam."

Casa Oficina / PAX.ARQ

© Bruno Candiotto

"Resultado de uma condição programática singular, o projeto da casa-oficina foi pensado para abrigar uma residência, uma oficina mecânica de alto desempenho e salas de aula para ensino profissionalizante em um terreno de 260m²."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Dez casas brasileiras contemporâneas" 17 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793492/dez-casas-brasileiras-contemporaneas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.