Biombombastic / elii

Biombombastic / elii - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: elii; elii
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  24
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Construtora: Dionisio Torralba Construcciones
  • Carpinteria: Alfredo Merino Caldas
  • Arquitetos Responsáveis: (elii) Uriel Fogué + Eva Gil + Carlos Palacios
  • Equipe De Projeto: Pedro P. García, Alicia García, Ana López, Claire Laborde
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Muitas casas em uma

Reforma completa de um apartamento no centro de Madri

O objetivo deste projeto é renovar um antigo apartamento localizado no centro de Madri para convertê-lo em um espaço flexível.

© Imagen Subliminal

O projeto se articula a partir de duas estratégias complementares. Por uma parte, se configura em um espaço diáfano, agrupando e ordenando o programa e uma forma 'L' localizada em duas laterais, que percorre - em ordem - o acesso da casa, as aberturas da fachada interior, uma cama dobrável, o depósito, uma cozinha completa, uma mesa auxiliar dobrável, acesso ao banheiro e lavanderia. A faixa otimiza a distribuição do espaço e compacta as funções para tirar o maior proveito do uso cotidiano do apartamento, adaptando-se a geometria básica do mesmo. Por outro lado, um biombo integrado em uma das laterais, se desdobra da parede conformando diferentes disposições domésticas, fechando o dormitório, a cozinha ou dividindo a casa em duas.

Os trilhos de madeira articulam o conjunto, resolvendo os pontos de fixação do biombo e marcando a iluminação dos espaços.

© Imagen Subliminal

O biombo, combinado com os dispositivos dobráveis e a iluminação, conforma um espaço flexível que permite alterar as 'cenas domésticas' através de operações simples que fazem com que esta casa seja muitas em uma.

Planta Baixa

PROJETO

Muitas casas em uma
1. Um espaço, muitos espaços. Biombombastic é surpreendente como o papel de um origami. Uma simples superfície que se desdobra segundo diferentes configurações domésticas, para adaptar-se ao dia a dia dos seus habitantes. 

© Imagen Subliminal

Multiplicando os espaços.
2. Caixa negra. Biombombastic forma parte de um conjunto de propostas habitacionais transformáveis desenvolvidas por eliii as quais configuram os interiores das moradias como pequenos teatros domésticos: pequenas caixas negras onde a cada dia é possível viver em um cenário diferente.

Diagrama

Cada casa, um teatro.
3. Experimentamos. Tornamos os espaços domésticos caixas negras para ensaiar, testar, experimentar os hábitos, as relações, as experiências do dia a dia.

© Imagen Subliminal

Cada dia, um ensaio.
4. Aberto ou fechado, porém contínuo. O biombo separa fisicamente, mas permite a continuidade da iluminação graças aos materiais, parcialmente opacos, parcialmente translúcidos. Divisões que permitem continuidades.

© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biombombastic / elii" [Biombombastic / elii] 26 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793433/biombombastic-elii> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.