O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Escola da Cidade promove curso sobre arte cinética

Escola da Cidade promove curso sobre arte cinética

  • 16:00 - 11 Agosto, 2016
Escola da Cidade promove curso sobre arte cinética
Escola da Cidade promove curso sobre arte cinética

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove em setembro, o curso livre “Oficina Cinética – Construção do Olhar”, organizado pelo arquiteto e professor da Faculdade, Guilherme Mendes da Rocha.

O objetivo da Oficina é construir objetos tridimensionais a partir de imagens percebidas em textos literários, em definição de dimensões, ou em temas relacionados às necessidades humanas. A construção do objeto desenvolve a percepção do indivíduo e a descoberta de técnicas construtivas utilizando materiais diversos.

O curso tem oito aulas no total, e acontece às terças e quintas do mês de setembro, das 20h30 às 22h30, na Escola da Cidade (confira calendário no site www.escoladacidade.edu.br).

A arte cinética é uma forma contemporânea de representação que provém da abstração, do caráter mutável da obra e de seu movimento, aparente ou real. A metodologia do curso consiste em três etapas: Criação, Desenvolvimento e Execução.

Na etapa de Criação acontece a oficina para o desenvolvimento de croquis e modelos das ideias definidas pelos participantes.

Na fase do Desenvolvimento, serão definidos os materiais necessários para a execução dos objetos tridimensionais, considerando mecanismos e articulações entre materiais diversos.

Finalmente, na Execução, os participantes são estimulados a pesquisar e a encontrar os materiais adequados à construção do seu objeto, garantindo que desenvolvam o olhar enquanto buscam os elementos.

A Oficina tem como público-alvo estudantes de arquitetura, pessoas ligadas à área de cenografia e o público em geral.

Guilherme Mendes da Rocha é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas (1979), onde lecionou na cadeira de Projeto durante o período de 1993 a 1997, do primeiro ao quinto ano. É professor na cadeira de Projeto na Escola da Cidade, desde 2002, sendo parte do corpo de professores associados. No período de 1982 a 1989 desenvolveu projetos de Agências Bancárias na Itauplan, Itaú Planejamento e Engenharia S.A. Foi membro da equipe de projeto da sede da Itausa, no complexo arquitetônico CEIC - Centro Empresarial Itaú Conceição. Como autônomo trabalhou nos escritórios: Corona, Lage e Esher, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Júlio Neves, INOCOOP. Em Salvador (BA), trabalhou com os arquitetos Ivan Smarchevsk e Fernando Frank. Na área de marcenaria e cenografia trabalhou na Madeeeeira Marcenaria, com Mauricio Lordes Pereira. No estúdio Votupoca, com José Carratu e Associados, desenvolveu, executou e montou artefatos de madeira, aço e vidro para mobiliário residencial e comercial. Participou de montagens para exposições, instalações e esculturas dentro e fora de São Paulo. Entre 2005 e 2006, desenvolveu o projeto de layout para a PRODAM, por ocasião da mudança do Parque do Ibirapuera para a Av. Francisco Matarazzo. O projeto ocupou nove andares, com 800 estações de trabalho, CPD, Monitoramento e Auditórios. Atualmente, mantém escritório próprio onde desenvolve projetos administrando e acompanhando obras, ministra aulas na cadeira de Desenho na Escola da Cidade, onde desenvolve Oficinas de Desenho do Objeto e é orientador da Oficina Cinética em unidades do SESC.

Informações e Inscrições: www.escoladacidade.edu.br

Oficina Cinética: Construção do Olhar
• Data: Terças e Quintas, no mês de setembro (dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22 e 27), totalizando 8 aulas
• Horário: 20h30 às 22h30
• Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
• Informações: www.escoladacidade.edu.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove curso sobre arte cinética" 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793096/escola-da-cidade-promove-curso-sobre-arte-cinetica> ISSN 0719-8906