Casa RPSE / Arqexact

Arujá, Brasil
  • Arquitetos: Arqexact; Arqexact
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EkologiKa, Energia Pura, Espaço Laerte Biagiolli, Ezklo, Marmoraria Braz Cubas, Veneza Esquadrias
  • Gerenciamento: Arqexact
  • Cidade: Arujá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa RPSE / Arqexact - Janela, Fachada
Cortesia de Arqexact – Leandro Moraes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto se diferencia principalmente pelo impacto visual dos volumes propostos no projeto, que além do apelo plástico, coopera funcionalmente com detalhes de conforto e eficiência da casa. Basicamente o projeto se resume em formas geométricas puras, que se encaixam no terreno com uma declividade significativa. Assim criando uma bela integração entre o interior e a paisagem externa. 

Casa RPSE / Arqexact - Janela
Cortesia de Arqexact – Leandro Moraes
Casa RPSE / Arqexact - Mesa, Bancada, Cadeira
Cortesia de Arqexact – Leandro Moraes

Tentamos criar ao máximo, cenários, fazendo das aberturas de vidros, quadros emoldurados da mata nativa ao fundo, encontrados em alguns cômodos da casa. Na primeira conversa com os clientes, a solicitação principal era, uma obra rápida, e limpa, e que tirasse proveito da declividade do terreno. Assim então tomamos e decisão de utilizar como material base o aço como estrutura principal. 

Casa RPSE / Arqexact - Janela, Corrimão
Cortesia de Arqexact – Leandro Moraes
Casa RPSE / Arqexact - Mesa, Bancada, Cadeira, Viga, Janela
Cortesia de Arqexact – Leandro Moraes

O projeto se resume em um cubo que comporta os dormitórios, e avança para o fundo, gerando um balanço que quase o leva até a mata, e faz a proteção de cobertura para a área de lazer. Apoiado em dois pilares metálicos, o Cubo superior parece flutuar sob o terreno. E soltos no terreno dois níveis inferiores comportam as áreas de estar e Lazer.

Planta Baixa
Corte

Além dos recursos construtivos eficientes como estrutura metálica, a utilização de lajes protendidas e fechamentos em blocos celulares, o que otimizou e agilizou a construção, gerando o mínimo de resíduo de obra. Painéis solares Fotovoltaicos, através de um sistema eletrônico, produz energia para o consumo da casa. Um sistema de captação e armazenamento e filtragem das águas pluviais, fazem da casa um projeto autossuficiente.

Casa RPSE / Arqexact - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
Cortesia de Arqexact – Leandro Moraes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RPSE / Arqexact" 12 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793069/casa-rpse-arqexact> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.