Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners

Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Antonio Citterio Patricia Viel; Antonio Citterio Patricia Viel
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amitti, Birondi Group, Daku Italia, Domusmarket, Eurometallica, Guardian Glass, RIER Josef, Rieder Group, Swisspearl, Vetrodomus
  • Colaboradores: Sara Busnelli, Carmine D'Amore, Roger Colombo, Roberto Mariani
  • Consultorias: Planning s.r.l. (MEP, Acústica, proteção incêndio) SCL Ingegneria (Estrutral), Coima Image (interiores)
  • Construção: GDM Costruzioni S.p.a.
  • Cliente: Dolcevita Salaino 10 s.r.l.
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Amendolagine Barracchia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pedia uma renovação urbana e sua conversão para uso residencial. A reconfiguração total dos volumes da área foi possível pelo caráter autônomo da construção: um edifício isolado no interior de um jardim fechado, com paredes ao longo da rua, e ladeado por um fechamento transparente em direção aos jardins, permitindo que os residentes o percebam como uma única área verde contínua ao Parque Solari.

© Amendolagine Barracchia
Planta Baixa
© Amendolagine Barracchia

A entrada principal na Via Salaino 10, um volume baixo que reflete a mesma área e perfil ocupado pelo edifício existente, controla o acesso ao volume principal no pátio, enquanto que permite o acesso de pedestres abrigados por uma pérgola com vegetação e acesso à garagem subterrânea.

Este edifício é organizado por uma série de pátios e jardins elevados que transformam seus níveis horizontais em espaços com vegetação ao invés de telhados; os níveis de subsolo contém depósito, estacionamento e espaços técnicos.

A fachada da rua foi tratada com concreto decorativo, com textura e padronagem de perfurações que evocam motivos da liberdade do edifício no contexto que o rodeia, destacando o caráter residencial privado do complexo.

© Amendolagine Barracchia

O volume principal com 8 pavimentos mais ático está alinhado com a altura dos edifícios da Via Solari e da Via Valparaiso. As fachadas foram completamente redesenhadas, criando uma envoltória dupla, com vistas para a cidade. Esta fachada possui uma superfície descontínua de painéis de vidro com serigrafia em tons dourados que protegem os aparamentos e as varandas contínuas ao longo de todo o perímetro do edifício; elementos de proteção solar auxiliam a proteger todo o edifício.

O detalhe das varandas contínuas acentua a composição em camadas do volume, deixando os perfis metálicos no piso bastante legíveis; a camada externa de vidro protege a fachada interna perfurada, com a marcação de cada apartamento.

Corte

O objetivo é oferecer um edifício com uma linguagem absolutamente contemporânea que expressa seu caráter residencial através da composição aparentemente aleatória dos painéis em vidro decorados e a presença de cortinas brancas atrás do vidro. Ao mesmo tempo, oferecem utilização elegante graças a sua privacidade proporcionada pelos recuos nas fachadas e elementos de proteção solar.

© Amendolagine Barracchia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners" [Conversion of a Building / Antonio Citterio Patricia Viel] 14 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793004/conversao-de-um-edificio-antonio-citterio-patricia-viel-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.