Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa

Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa

Rio de Janeiro dispensa apresentações. Uma cidade de contrastes, tão diversa nas suas pessoas, natureza e arquitetura. Seus edifícios históricos de influência europeia, os ícones modernos do século XX e as recentes obras assinadas por arquitetos internacionais garantem um lugar no mapa da arquitetura mundial e pontuam a paisagem urbana da segunda maior cidade do Brasil.

A arquitetura de Santiago Calatrava e Diller Scofidio + Renfro se mescla a obras de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy. Mas, como sabemos, o Rio de Janeiro não é feito apenas de arquitetura icônica, mas também é famoso por suas favelas, fruto de um crescimento urbano espontâneo e desordenado, que se tornaram uma marca da cidade. Veja, a seguir, um pequeno guia com alguns pontos arquitetônicos e turísticos imperdíveis.

Arquitetura internacional

Museu do Amanhã / Santiago Calatrava

Museu do Amanhã. Image © Bernard Lessa
Museu do Amanhã. Image © Bernard Lessa

Com uma clara assinatura de Calatrava, o museu inaugurou recentemente e apresenta várias exposições experimentais; é uma das intervenções que buscam "modernizar" o Porto Maravilha no Rio de Janeiro.

Cidade das Artes / Christian Portzamparc

Cidade das Artes. Image © Nelson Kon
Cidade das Artes. Image © Nelson Kon

Localizado na Barra da Tijuca, a obra de Portzampac é um grande complexo cultural, que serve como espaço para múltiplas apresentações e exposições ao longo do ano, além de ser sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.

MIS Copacabana / Diller + Scofidio

MIS Copacabana. Image © Marcelo Horn / GOVERJ
MIS Copacabana. Image © Marcelo Horn / GOVERJ

O novo Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro pretende representar a cultura carioca através de exposições animadas e estimulantes. O desenho do edifício pretende reproduzir a experiência do famoso passeio marítimo de Copacabana. O edifício estava programado para inaugurar ainda neste ano, no entanto, as obras estão atrasadas devido à crise financeira.

Arquitetura moderna brasileira

Museu de Arte Contemporânea de Niterói / Oscar Niemeyer

MAC Niterói. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/gameoflight/13034234305'>Flickr user gameoflight</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/'>CC BY-NC-SA 2.0</a>
MAC Niterói. Image © Flickr user gameoflight licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Um dos edifícios mais icônicos de Niemeyer, não só enquadra vistas do Rio de Janeiro, como também oferece um espaço de exposição sem colunas para a arte contemporânea.

Catedral Metropolitana de São Sebastião / Edgar Fonceca

Catedral Metropolitana. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/vincentraal/9136698555/in/photolist-eVo64M-eVo3gR-eVnYar'>Flickr user vincentraal</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a>
Catedral Metropolitana. Image © Flickr user vincentraal licensed under CC BY-SA 2.0

A Catedral do Rio de Janeiro, é conformada por uma estrutura de cônica, uma interpretação da arquitetura maia combinada com a arquitetura tradicional católica, através da presença dos vitrais em seu interior, feita por Edgar Fonseca.

Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe

MES/MEC. Image public domain via Wikimedia
MES/MEC. Image public domain via Wikimedia

O Palácio Gustavo Capanema é uma das representações mais icônicas do Estilo Internacional. O edifício é assinado por grandes nomes da Arquitetura Brasileira, a equipe de jovens arquitetos era formada por Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcellos sob a liderança de Lúcio Costa. Além disso eles receberam assessorias Le Corbusier e o paisagismo assinado por Roberto Burle Max.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy

Museu de Arte Moderna. Image © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MAM_-_Museu_de_Arte_Moderna_do_Rio_de_Janeiro_02.jpg'>Wikimedia user Halley Pacheco de Oliveira</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en'>CC BY-SA 3.0</a>
Museu de Arte Moderna. Image © Wikimedia user Halley Pacheco de Oliveira licensed under CC BY-SA 3.0

Reidy também projetou um dos mais belos exemplos do potencial escultórico da arquitetura moderna. O museu está localizado no maior parque público do Rio de Janeiro, o Parque do Flamengo, que teve Roberto Burle-Marx como um dos principais autores.

Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa

Parque Eduardo Guinle. Image © Nelson Kon
Parque Eduardo Guinle. Image © Nelson Kon

Em 1943, Lúcio Costa transformou o terreno do Parque Eduardo Guinle ao adicionar seis torres residenciais. É um exemplo primordial das aspirações utópicas brasileiras na arquitetura moderna.

Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes

Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes. Via Bernardes Arquitetura
Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes. Via Bernardes Arquitetura

Também conhecido como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o pavilhão, foi concluído em 1962, promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos. Foi concebido para abrigar a Exposição Internacional de Indústria e Comércio durante o governo Juscelino Kubitschek.

Arquitetura histórica

Real Gabinete Português de Leitura / Rafael da Silva e Castra

Real Gabinete Português de Leitura. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/gameoflight/13147949963'>Flickr user gameoflight</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/'>CC BY-NC-SA 2.0</a>
Real Gabinete Português de Leitura. Image © Flickr user gameoflight licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Como se fosse uma catedral dos livros, o edifício do século XIX abriga livros que vieram de coleções privadas de três imigrantes portugueses. A biblioteca agora detém o título de possuir o maior acervo de literatura portuguesa fora de Portugal.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro / Francisco de Oliveira Passos

Teatro Municipal do Rio. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/gameoflight/13084341645/in/photolist-kWfhuy-kWdM16-kWdEVk-kWfo5b'>Flickr user gameoflight</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/'>CC BY-NC-SA 2.0</a>
Teatro Municipal do Rio. Image © Flickr user gameoflight licensed under CC BY-NC-SA 2.0

O Teatro Municipal é um dos mais importantes e belos teatros do Brasil. Está localizado no centro da cidade e é o cenário para apresentações de dança e música clássica.

Parque Lage / Mario Vodrel

Parque Lage. Image © Jonas Santin, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0
Parque Lage. Image © Jonas Santin, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

A antiga casa privada de Enrique Lage é agora um parque público, com trilhas pela floresta tropical, e uma escola de artes. Em 2015, os artistas do Penique Productions transformaram o local através da intervenção "A Piscina do Parque Lage".

Antiga Catedral do Rio de Janeiro

Antiga Catedral. Image © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Carmo_da_Antiga_S%C3%A9_-_Interior_02.jpg'>Wikimedia user Halley Pacheco de Oliveira</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en'>CC BY-SA 4.0</a>
Antiga Catedral. Image © Wikimedia user Halley Pacheco de Oliveira licensed under CC BY-SA 4.0

Antes de ser substituída pela nova catedral carioca em 1976, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo - que possui impressionantes ornamentos rococó - era a sede da Arquediocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

Comunidades

Favela Santa Marta

Santa Marta. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/armandolobos/5920954662/'>Flickr user alobos Life</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/'>CC BY-NC-ND 2.0</a>
Santa Marta. Image © Flickr user alobos Life licensed under CC BY-NC-ND 2.0

A favela de Santa Marta está localizada no Botafogo e possui praticamente oito mil residentes. Em 2011, a Praça Cantão recebeu uma intervenção da Favela Painting Foundation feita pelos artistas Haas and Hahn. A favela foi a primeira a ser pacificada no Rio de Janeiro e é possível ir até seu topo - onde existente vistas impressionantes - utilizando o transporte funicular.

Teleférico do Complexo do Alemão / Jorge Mario Juaregui

Teleferico do Complexo do Alemão. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/pacgov/5974151055'>Flickr user pacgov</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/'>CC BY-NC-ND 2.0</a>
Teleferico do Complexo do Alemão. Image © Flickr user pacgov licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Este teleférico é composto por sete estações e utilizado diariamente pelos residentes do morro como uma conexão com as redes de transporte da cidade; seu trajeto de 45 minutos pode te mostrar muito sobre um Rio de Janeiro além das praias.

Parque das Ruínas

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Foto: Richard Günter
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Foto: Richard Günter

Localizado em uma das ladeiras do bairro de Santa Teresa, o espaço é dedicado a várias expressões artísticas, como as artes visuais e cênicas, a música, a dança e o cinema. O espaço recebe projetos desenvolvidos por artistas emergentes ou já consagrados visando à promoção da cultura do Rio. 

Arquitetura contemporânea

MAR – Museu de Arte do Rio / Bernardes + Jacobsen Arquitetura

MAR. Image © Leonardo Finotti
MAR. Image © Leonardo Finotti

O MAR é um grande complexo que inclui não apenas um museu, mas também uma escola e espaços culturais de lazer.A construção do museu feita em 2013 exigiu a unificação e uma nova proposta para os três edifícios pré-existentes: o Palacete Dom João, o prédio da polícia e da antiga estação central de ônibus do Rio.

Estação Uruguai / JBMC Arquitetura e Urbanismo

Estação Uruguai. Image © Nelson Kon
Estação Uruguai. Image © Nelson Kon

Esta estação está localizada numa antiga área de estacionamento, conhecida como "rabicho da Tijuca" antes de ser renovada e se tornar parte da extensão da linha 01. Os arquitetos do JBMC também assinam o Complexo Elevador Rubem Braga, que também é conectado ao metrô e oferece um mirante para a praia de Ipanema. Vale a visita!

Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity

Homeless World Cup Legacy Center. Image Courtesy of Architecture for Humanity
Homeless World Cup Legacy Center. Image Courtesy of Architecture for Humanity

Depois da 2010 Homeless World Cup, a estrutura criada pela união de várias equipes, incluindo a Nike e Bola para Frente, foi reaproveitada como um centro cultural para a comunidade e utiliza o futebol como uma ferramenta para a capacitação em Santa Cruz.

Capela Joá / Bernardes Arquitetura

Capela Joá. Image © Tuca Reines
Capela Joá. Image © Tuca Reines

Esta capela contemporânea está numa colina e reflete sua busca conceitual pela simplicidade. Através de uma construção sistematizada foi criado um volume de panos de vidro que mimetizam o pequeno objeto à floresta através do reflexo das árvores.

Estádio do Maracanã

Maracanã. Image © Schlaich Bergermann und partner
Maracanã. Image © Schlaich Bergermann und partner

As cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas 2016 aconteceram no estádio, que já possui uma lista longa de eventos desde sua inauguração em 1950.

Veja a seguir um resumo dos 21 lugares para visitar:

  • Museu do Amanhã / Santiago Calatrava
  • Cidade das Artes / Christian Portzamparc
  • MIS Copacabana / Diller + Scofidio
  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói—MAC / Oscar Niemeyer
  • Catedral Metropolitana de São Sebastião / Edgar Fonceca
  • Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe
  • Museo De Arte Moderna / Affonzo Eduardo Reidy
  • Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa
  • Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes
  • Real Gabinete Português de Leitura / Rafael da Silva e Castra
  • Rio de Janeiro Municipal Theater / Francisco de Oliveira Passos
  • Parque Lage / Mario Vodrel
  • Old Cathedral of Rio de Janeiro
  • Favela de Santa Marta
  • Teleférico do Complexo do Alemão / Jorge Mario Juaregui
  • Parque das Ruínas
  • Museu de Arte do Rio (MAR) / Bernardes + Jacobson Arquitetura
  • Estação Uruguai / JBMC Architects
  • Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity
  • Capela Joá / Bernardes Arquitetura
  • Estádio Maracanã / Schlaich Bergermann und Partner

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa" [All The Architecture To See in Rio de Janeiro During the 2016 Olympics] 23 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792773/guia-arquitetonico-dos-edificios-que-voce-deve-conhecer-no-rio-de-janeiro-durante-as-olimpiadas-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.