13 canais de arquitetura no YouTube - em português - que você precisa conhecer

Há pouco tempo atrás apresentamos uma lista com doze canais de arquitetura essenciais para ampliar o seu conhecimento arquitetônico, no entanto, todos estavam em inglês. Por este motivo, (e para dar uma ajudinha) decidimos criar uma nova lista com canais brasileiros e portugueses que apresentam documentários, palestras, entrevistas e até mesmo tutoriais de softwares para que você possa aprender ainda mais sobre o tema.

Conheça os canais e um vídeo de cada um deles, a seguir.

Arq.Futuro Brasil

O Arq.Futuro é uma plataforma de discussão sobre o futuro das cidades. Em seus eventos, diversos arquitetos internacionalmente renomados vieram ao Brasil para compartilhar suas experiências e opiniões e analisar os papéis da arquitetura contemporânea, em suas abordagens artística, social e ambiental. Todas palestras e debates estão presentes no canal da plataforma.

Sesc TV

O Sesc TV nos apresenta a lista de vídeos "Arquiteturas", na qual cada episódio retrata um importante capítulo da arquitetura brasileira.

Pedro Kok

Pedro Kok é um dos mais importantes fotógrafos brasileiros de arquitetura. Em seu canal ele disponibiliza vídeos que apresentam obras nacionais e internacionais através de sua visão.

Arquitetura e Urbanismo para Todos

Este canal é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Além de conversas e entrevistas com diferentes arquitetos, aqui são apresentados os códigos de ética e disciplina do arquiteto e urbanista.

BUILDING PICTURES

Este canal busca contar histórias dos espaços através de seus vídeos. Uma boa ferramenta para conhecer obras que não podemos visitar.

Se a cidade fosse nossa

O objetivo deste canal é criar uma estratégia de mobilização popular para superar o atual modelo de cidade. Além de ouvir as pessoas na rua, o canal apresenta importantes falas como a do geógrafo David Harvey.

Gafisa

A Gafisa criou a websérie "Design Hoje!" , na qual convida o arquiteto Guto Requena para apresentar diversos temas como mobilidade, cidade, arte, natureza, casas, analisando o que é produzido atualmente.

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Herdeira de um dos mais antigos ensinos ministrados institucionalmente em Portugal, a Faculdade de Arquitetura foi criada em 1979, quando o Departamento de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa se integrou na Universidade Técnica de Lisboa. Neste canal é possível conhecer um pouco mais sobre o cotidiano desta instituição.

Escola da Cidade

O canal da Escola da Cidade traz como questionamento novos pensamentos para a cidade. Para isso, a escola disponibiliza vídeos de aulas ministradas na graduação, pós-graduação e seminários, com a fala de importantes arquitetos nacionais e estrangeiros.

PractCAD

Este canal apresenta vídeo-aulas sobre como trabalhar de forma fácil, prática e produtiva com o AutoCAD, 2D e 3D.

Galeria Da Arquitetura

A Galeria da Arquitetura é uma plataforma digital desenvolvida pela AsBEA, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Os vídeos do canal nos apresentam a produção contemporânea da arquitetura brasileira.

Iphangovbr

O IPHAN é responsável por zelar pelo patrimônio cultural brasileiro e este canal foi criado para divulgar vídeos produzidos e apoiados pelo Instituto. Entre diversos filmes que abordam nossa cultura material e imaterial, é possível se deparar com importantes registros sobre a nossa arquitetura e técnicas construtivas.

ArchDaily

Como não poderia faltar, não se esqueça do próprio canal do ArchDaily no Youtube! Aqui você encontrará entrevistas com arquitetos e cobertura de grandes eventos de arquitetura, como a Bienal de Arquitetura de Veneza. Apesar de parte do conteúdo ser em inglês ou espanhol, a maior parte dos vídeos possuem legendas em português.

Não deixe de conferir a nossa seleção de canais estrangeiros e sugerir outros canais fundamentais nos comentários.

12 canais de arquitetura no Youtube que você precisa conhecer

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "13 canais de arquitetura no YouTube - em português - que você precisa conhecer" 29 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792305/13-canais-de-arquitetura-no-youtube-em-portugues-que-voce-precisa-conhecer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.