Casa de Vidro recebe fundo internacional da Getty Foundation para preservação do patrimônio moderno

A Getty Foundation, instituição norte-americana com sede em Los Angeles dedicada a expandir o conhecimento e preservar as artes visuais em todo o mundo, concede anualmente, desde 2014, um auxílio financeiro a obras modernas com o intuito de ajudar na preservação do patrimônio moderno edificado. Intitulada "Keep it Modern", a iniciativa já direcionou fundos à preservação de obras como o Sanatório Paimio (Alvar Aalto), a Casa Eames, o Campus do Salk Institute (Louis Kahn), a Opera de Sydney (Jørn Utzon), a FAU-USP (Vilanova Artigas), o Pavilhão Arthur Neiva (Jorge Ferreira),a Casa Schröder (Gerrit Ritveld), entre outros edifícios emblemáticos do movimento moderno.

Este ano, entre as obras selecionadas a receber o fundo, está a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, construída em 1951 em São Paulo. O Instituto Lina Bo e P.M. Bardi receberá a quantia de US$ 195.000 (aproximadamente R$637 mil) para realizar "um plano de manutenção preventiva baseado em pesquisas técnicas especializadas para evitar um futuro incerto de intervenções de emergência e reparos pontuais.

© flickr maíra martines. Used under Creative Commons

Os fundos da Getty Foundation "permitirão que uma equipe internacional de especialistas em conservação de arquitetura e paisagismo, especialistas em patrimônio e engenheiros civis e estruturais desenvolvam um plano de gestão de conservação para a obra. O projeto também inclui uma pesquisa topográfica 3D do terreno que permitirá que os engenheiros identifiquem possíveis deformações estruturais nocivas em pequena escala, ainda imperceptíveis aos olhos."

A lista completa de obras contempladas este ano inclui:

  • Villa E-1027
  • Primeira Igreja Presbiteriana
  • Casa de Vidro
  • Igreja Cristo Obrero
  • Biblioteca Infantil
  • Sevan Writers' Resort
  • Catedral Metropolitana de Liverpool
  • Gautam Sarabhai Workshop Building
  • Biblioteca Nacional de Kosovo

Para mais detalhes sobre cada uma das obras contempladas, acesse a página da iniciativa Keep it Modern.

Clássicos da Arquitetura: Casa de Vidro / Lina Bo Bardi

Fonte: Getty Foundation

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa de Vidro recebe fundo internacional da Getty Foundation para preservação do patrimônio moderno" 29 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792243/casa-de-vidro-recebe-fundo-internacional-da-getty-foundation-para-preservacao-do-patrimonio-moderno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.